O momento mais engraçado entre Bernie Sanders e Hillary Clinton


Hillary Clinton deverá ser a candidata democrata à Casa Branca, depois de as eleições primárias a terem apontado como favorita e de Bernie Sanders, o outro candidato democrata, ter anunciado esta terça-feira o seu apoio à mulher do ex-presidente Bill Clinton.

“Clinton ganhou o processo de nomeação democrata”, declarou Sanders, num liceu de Portsmouth, em New Hampshire. “Tenciono fazer tudo o que estiver ao meu alcance para ter a certeza de que ela será a próxima presidente dos Estados Unidos.”

Parece, assim, que a corrida final vai ser entre Hillary Clinton e Donald Trump. As convenções que vão decidir os candidatos de cada partido realizam-se, do lado do Partido Democrata, entre os dias 25 e 28, em Filadélfia, do lado do Partido Republicano, entre os dias 18 e 21, em Cleveland.

clintonsandershealthcare_02

Clinton não só tem a maioria dos apoios democratas, como o seu mais importante opositor ao seu lado. Barack Obama, actual presidente dos EUA, é também apoiante de Clinton.

Ao longo de meses, Bernie Sanders concorreu contra Hillary Clinton e aproveitamos agora para rever um momento engraçado entre os dois. Em Março, durante a campanha, Clinton puxou o tema da assistência médica e disse que não sabia onde Sanders esteve quando estava a tentar criar um serviço de saúde em 1993 e 1994. A parte engraçada? Sanders estava literalmente atrás de Clinton.

“Não sei onde ele estava quando eu estava a tentar arranjar assistência médica em 1993 e 1993”, disse a candidata democrata, citada pela repórter do New York Times Amy Chozick.

Rapidamente o então director de comunicação da campanha de Sanders, Mike Casca, tweetou um clip do canal C-SPAN, de Dezembro de 1993, que mostra Hilary Clinton a discursar sobre reformas na saúde, à frente de Bernie Sanders.

Uma foto, também de 1993, dos dois democratas e assinada por Clinton chegou rapidamente ao Twitter. A mensagem manuscrita pela então mulher do presidente Bill Clinton para Sanders dizia, em parte: “obrigado pelo seu compromisso com o acesso real a cuidados de saúde por parte de todos os americanos”.

clintonsandershealthcare_03