O teu telemóvel é agora o telemóvel de um refugiado


Se tivesses de fugir de teu país, que produto tecnológico levarias contigo? Este filme da BBC, concebido para ser visto no telemóvel, ajuda-te a perceber a confusão e o medo que os refugidos enfrentam ao fazer uma viagem perigosa de barco. O teu telefone é agora o telefone de um refugiado.

Tom Hannen, que produziu este trabalho para a BBC Media Action, disse ao site Journalism.co.uk que o vídeo dá a sensação aos espectadores de que o seu telemóvel ganhou outra vida e se transformou no telemóvel de um refugiado. “As pessoas têm uma relação muito forte com os seus telemóveis, e muitos espectadores que viram o vídeo pela primeira vez e que viram uma mensagem chegar do ‘Dad’ pensaram que era mesmo uma mensagem para eles – e é esse o ponto”, explicou.

“Queríamos fazer algo que fosse partilhável, relevante e interessante, para levar ao espectador directamente para a crise”, acrescentou. O vídeo é baseado numa investigação conduzida pela BBC Media Action com o objectivo de despertar as agências humanitárias para os problemas de comunicação que existe num percurso dos refugiados. A BBC Media Action entrevistou 79 refugiados e 45 trabalhadores humanitários, conforme conta o Journalism.co.uk.