Paper, a app do Facebook que reinventava o News Feed, vai fechar


Em 2014, o Facebook lançou o Paper, uma alternativa à aplicação do próprio Facebook, que reinventava o News Feed como uma experiência visualmente mais apelativa e organizada por temas. Disponível apenas para iOS, o Paper deixará de funcionar no dia 29 de Julho.

O Paper foi uma surpresa para toda a comunidade tech, por ser a primeira app do Facebook com um aspecto e design cuidados. Permitia a navegação no News Feed e numa série de feeds personalizados. Os posts eram mostrados um a um, numa lógica de navegação horizontal.

A app permitia ainda publicar no nosso perfil, navegar por páginas e grupos, ver os pedidos de amizade e notificações, e responder a mensagens. No fundo, o Paper tinha todas as funcionalidades principais do Facebook – sem um único anúncio!

O Facebook olha hoje para o Paper como uma “forma de experimentar novos elementos imersivos e interactivos de design para ler conteúdo e interagir com ele no Facebook”. A empresa acrescenta que “aprendeu o quão importante esses elementos são para dar às pessoas uma experiência enriquecedora”.

Algumas partes do Paper estão a ser testadas na aplicação principal do Facebook, como é o caso dos feeds temáticos. Outras foram inspirações para produtos maiores – os Instant Articles, lançados no ano passado, tiveram o seu início no Paper.

Disponível desde 2014 apenas na App Store norte-americana e sem nunca ter tido uma versão Android, o Paper nunca ganhou muitos adeptos. A aplicação, que já foi removida da loja, não tinha actualizações desde Março de 2015.