‘Rolling Papers’ é um documentário sobre como a erva mudou a imprensa do Colorado


Em 2014, o Colorado legalizou a cannabis para fins recreativos. Foi o primeiro estado norte-americano a fazê-lo, numa iniciativa inédita também a nível mundial. E o The Denver Post, jornal sediado na capital do estado, anunciou o seu primeiro editor de marijuana. Também ele o primeiro no mundo.

O documentário Rolling Papers, realizado por Mitch Dickman e lançado em 2015, chegou no último dia deste Junho ao Netflix. O filme segue Ricardo Baca desde o momento em que o seu director o nomeia como editor de erva, confiante de ele ser a melhor pessoa para cobrir o mercado agora legal de marijuana no Colorado. Pouco depois, Ricardo Baca aparece na televisão a dizer, em tom descontraído, que estava a contratar dois críticos de cannabis. Entretanto, nos bastidores lançava com o The Denver Post um site dedicado exclusivamente à nova indústria, o The Cannabist.

rollingpapers_02

Para além de uma forma de atrair novos púbicos para o The Denver Post e de um exemplo para o mundo, o site The Cannabist foi também uma estratégia de o jornal se aguentar de pé – numa altura em que rumores agitam o futuro da publicação, e cinco anos depois de o maior jornal do Colorado, The Rocky Mountain News, ter impresso a sua última edição.

O The Cannabist fala de praticamente tudo o que envolve a política e cultura da marijuana – de leis e regulações a videojogos para jogar pedrado – além de reviews de variedades de cannabis. Também tem receitas e críticas de restaurantes amigos-de-cannabis. Em suma, é uma revista online sobre erva.

O filme explora o novo mundo do jornalismo de erva, através da perspectiva de Baca e da sua equipa, incluindo John Ingold e Eric Gorski – dois repórteres dedicados a histórias mais sérias e profundas – e dois críticos, cuja função é fumar muita cannabis e escrever sobre as suas experiências. Rolling Papers é ao mesmo tempo uma história rápida do primeiro ano de marijuana legal no Colorado, contada pelos vários intervenientes das reportagens e notícias do The Denver Post/The Cannabist.

Rolling Papers estreou pela primeira vez no SXSW em 2015 e chegou dia 30 de Junho ao Netflix de todo o mundo. É uma oportunidade para perceber como a indústria da cannabis trouxe novas oportunidades ao jornalismo, salvando-o, de certo modo, do seu adormecimento.

rollingpapers_03