‘Straight Outta Compton’ estreia na TV portuguesa… sem passar pelo cinema


Straight Outta Compton, de F. Gary Gray, estreou a 11 de Agosto de 2015 nos cinemas norte-americanos e, desde então, percorreu as salas de vários países, sem, contudo, integrar o circuito português. O filme documental vai finalmente estrear em Portugal dia 1 de Agosto no canal TVCine 1.

Nomeado ao Óscar de Melhor Argumento Original no ano passado, Straight Outta Compton conta a história dos N.W.A. (Niggaz Wit Attitudes), um grupo de gangsta rap que juntou alguns dos maiores nomes deste género musical entre 1986 e 1991: Dr. Dre, Ice Cube, Eazy-E, Arabian Prince, MC Ren e DJ Yella.

O filme é um reflexo do mundo violento e injusto onde os N.W.A. viveram, rodeados de crime, tráfico de droga e racismo, que deu lugar ao sucesso musical e a muito dinheiro, mas sempre perturbado por uma luta de egos.

Os N.W.A. foram considerados o grupo de música mais perigoso do mundo, num estilo conhecido como gangsta rap. Confrontados com a questão se tivessem a oportunidade de fazer alguma coisa para mudar o mundo se o fariam, a resposta só pôde ser sim. Dr. Dre, Ice Cube, Eazy-E, Arabian Prince, MC Ren e DJ Yella, todos oriundos da cidade de Compton, no sul de Los Angeles, fizeram das rimas as suas armas e das suas canções o reflexo do mundo em que viviam.

Palavras de ordem, de revolta e de raiva, com a voz incomparável de Eazy-E, começaram a gerar legiões de fãs que tornaram os N.W.A. um dos maiores sucessos musicais da segunda metade da década de 1990. O sucesso trouxe dinheiro, muito dinheiro, mansões, mulheres, carros artilhados, festas loucas e a sensação de serem os reis de tudo, sem nunca olhar para baixo mas apenas para o topo. Mas o sucesso traz também egos maiores que o mundo, que quando se chocam provocam faísca e inevitáveis conflitos, com lamentáveis (e evitáveis) consequências.

Esta é, então, a história dos N.W.A., filmada nos mesmos locais onde se passaram os factos reais, para o que foi necessária uma negociação com os gangues que dominam a cidade de Compton.

Straight Outta Compton vai passar dia 1 de Agosto, às 21h30, no TVCine 1. Repetirá dia 11 de Agosto, à mesma hora e no mesmo canal.