7 ideias do hackathon do Facebook que queremos ver implementadas


Este artigo é gratuito como todos os artigos no Shifter.
Se consideras apoiar o nosso trabalho, contribui aqui.

O Facebook promove regularmente hackathons internos para os seus funcionários criarem e experimentarem coisas novas. No último, os criadores apresentaram as suas ideias a Mark Zuckerberg num Live para todo o mundo.

Assim, milhares de pessoas puderam acompanhar o CEO do Facebook e outros executivos enquanto ouviam, pela primeira vez, as propostas que a sua equipa pensou e projectou em 24 horas para o produto Facebook, de forma a acrescentar valor à rede social.

Muitas funcionalidades do Facebook que usamos diariamente começaram em hackathons, contou Mark Zuckerberg, dando alguns exemplos: “o chat, que se transformou no Messenger, a pesquisa, o vídeo, a primeira versão da plataforma de programação e mesmo coisas mais recentes como Safety Check”. O executivo disse que foi nessas iniciativas, que outras grandes tecnológicas como o Netflix também promovem frequentemente, que viu pela primeira vez aqueles produtos e disse às suas equipas que deveriam continuar a trabalhar neles, desenvolvendo-os para se tornarem algo maior.

Este foi o primeiro hackathon em que os participantes apresentaram as suas ideias ao júri – composto por Zuckerberg e por Chris Cox, director de produto – em directo num Live no Facebook. Mark Zuckerberg tem procurado fazer livestreamings de forma a conectar com os seus seguidores e também mostrar o tipo de interacções que se podem fazer com o recém-lançado Live.

A transmissão tem cerca de 1 hora de duração; por isso, fazemos-te um resumo das 7 ideias que gostaríamos de ver implementadas no Facebook e que tornaram a rede social num sítio bem melhor.

1 – Três fotos numa só

Uma app para a série de apps criativas do Instagram (Boomerang, Layout e Hyperlapse) que permite compor várias fotos numa só. Imagina que estás a captar uma manobra de skate e queres juntar três momentos numa mesma imagem.

fbideiashackathon_02

2 – Chat Heads para vídeo

No Android, é possível falar com os amigos do Messenger enquanto se está a navegar na web, a consultar o email ou a ver as fotos no rolo da câmara – graças à funcionalidade Chat Heads, que transforma as conversas em “bolhas flutuantes” no ecrã, que podem ser arrastadas para qualquer canto e removidas quando deixam de ser necessárias.

fbideiashackathon_03

3 – Uma secção de Memórias nos perfis de amigos falecidos

Quando um utilizador do Facebook morre, o seu perfil pode ser transformado num “perfil de memória”, onde os amigos podem deixar notas especiais. Neste hackathon, uma equipa propôs dar um ar mais apelativo e organizado às memórias partilhadas pelas pessoas na timeline, dando-lhe um novo espaço.

fbideiashackathon_04

fbideiashackathon_05

fbideiashackathon_06

4 – Perfil para animais de estimação

Outra equipa acha que os cães e gatos merecem destaque no Facebook e, por isso, os utilizadores devem poder criar um perfil para o seu animal de estimação. Esse perfil estaria acessível com um deslize para a esquerda no perfil dos seus donos e teria informações, fotos e posts do animal.

fbideiashackathon_07

fbideiashackathon_08

5 – Um teleponto para o Facebook Live

Há marcas a fazer Lives “profissionais” no Facebook, com intros, oráculos e outros grafismos. Mas e se existisse um teleponto que desse à pessoa que está em directo o texto que tem de dizer e outras ferramentas úteis? Essa é precisamente a ideia aqui.

fbideiashackathon_09

fbideiashackathon_10

6 – Comunidades locais

O Facebook tem 1,71 mil milhões de utilizadores por todo o mundo, ajudando a conectar famílias, amigos e profissionais. E se o Facebook tivesse um maior poder local, na tua cidade ou no teu bairro? Essa é a ideia das Comunidades, uma nova parte da rede social que reúne as pessoas que vivem numa determinada zona e indica as notícias locais, grupos que tenham a ver com essa comunidade, bem como posts públicos de utilizadores.

fbideiashackathon_11

fbideiashackathon_12

fbideiashackathon_13

fbideiashackathon_14

fbideiashackathon_15

7 – Votações no Messenger

Quantas vezes numa conversa com os amigos não surgiu a dúvida de onde jantar ou de que filme ver logo à noite? Esta nova funcionalidade permite criar votações no meio de uma conversa no Messenger para que as decisões sejam bem mais rápidas.

fbideiashackathon_16

fbideiashackathon_17

Investimos diariamente em artigos como este.
Precisamos do teu investimento para poder continuar.