A Apple trocou o emoji da arma por uma pistola de brincar (e a Microsoft fez o contrário)


Recentemente, a Apple disponibilizou novas versões beta do iOS 10 e do macOS Sierra, sistemas operativos que vão estar finalizados depois do Verão, e com elas lançou um pacote redesenhado de emojis. De forma geral, os ícones ganharam um aspecto mais moderno e elegante, sendo que há um que se destaca.

É o emoji que representa uma pistola. A Apple decidiu remover a imagem antiga que replicava uma arma real e substitui-la por um desenho de uma pistola de água inofensiva. A iniciativa surge numa altura em que aumentam as preocupações nos Estados Unidos relativamente à actual legislação de posse de armas, com cada vez mais notícias de casos de violência armada no país.

A remoção do emoji pistola era defendida, por exemplo, pela organização New Yorkers Against Gun Violence, que, através de carta aberta, pedia à Apple o “desarmamento do iPhone” (#DisarmTheiPhone).

Contudo, este “desarmamento” do iOS e do macOS acarreta um problema: “se a Apple for para a frente com esta mudança no lançamento público do iOS, uma pessoa pode inocentemente tweetar um brinquedo e outros verem uma arma”, como nota a Emojipedia.

emojipistolaapple_02

No iOS 10 e no macOS Sierra, a empresa de Cupertino vai lançar outros novos emojis além do da pistola de brincar. Atletas femininas, uma bandeira LGBT e famílias monoparentais fazem parte do pacote de novos ícones a chegar em Setembro/Outubro aos telemóveis, tablets e computadores do mundo. Graças à Apple, uma das formas de comunicação digital mais populares passou a ser mais abrangente e diversa.

Microsoft faz o contrário

Os emojis são uma linguagem universal, definida pela Unicode e que cada empresa desenha à sua vontade. É por isso que o mesmo emoji não tem o mesmo aspecto no iOS, no Android, no Windows, no Messenger, na Google ou no Twitter.

A Apple e a Microsoft não parecem estar na mesma página no que toca ao emoji da arma. Com o lançamento do Anniversary Update no dia 2 de Agosto, os utilizadores do Windows 10 passaram a ter nos seus equipamentos um novo teclado de emojis, com algumas alterações nos desenhos. O emoji pistola que, até aqui, parecia um brinquedo ganhou um ar bem mais realista.

emojipistolaapple_03

“A nossa intenção é alinhar cada ícone com a norma global da Unicode, e o anterior desenho não correspondia ao desenho que os nossos consumidores esperavam dada a definição do emoji em causa”, explicou um porta-voz da Microsoft ao Engadget.