Conhece o animal que pode viver 11 mil anos

Uma espécie de esponja marinha é o animal que vive mais anos.

Um estudo científico tentou saber qual é o animal que vive mais anos. E até ao momento, o vencedor é…. uma esponja marinha.

De acordo com um estudo publicado na revista cientifica The Ageing Research Reviews, divulgado este mês por um artigo da National Geographic, a Monorhaphis chuni, uma espécie de coral esponjoso que vive no fundo do mar, é capaz de viver até aos 11 mil anos.

monorhaphischuni_02

E sim, uma esponja é um animal. Este vive em águas profundas e foi descoberto no final do século XIX. Pode crescer até aos três metros de comprimento e já foi encontrada em zonas variadas dos nossos oceanos, principalmente no Oceano Pacífico, como no mar da Somália, na China, ou perto da Tanzânia.

Vários estudiosos apontam para a possibilidade de este animal poder dar nova luz às alterações climáticas que já aconteceram no nosso planeta.

É conhecida também por ser um animal que tem proteínas com sílica, algo que não é comum nos animais marinhos. Também é mencionado, noutros trabalhos publicados, ser um animal interessante devido à forma como usa os seus poros para se agarrar ao meio-ambiente.

No grupo dos mamíferos, a National Geographic destaca ainda as baleias da gronelândia como o animal que vive mais anos, com uma média de idade superior aos 200 anos.

Muito longe de atingir esta idade, a esperança média de vida do Homem, de momento, encontra-se nos 71,4 anos.

Autor: Diana Tavares