Este é o Galaxy Note 7, o telemóvel que podes desbloquear com os teus olhos


A Samsung parece ter encontrado o seu calendário de lançamentos: entre Fevereiro e Março, dependendo da data do MWC, ficamos a conhecer a nova estrela da linha Galaxy S em Agosto as novidades na gama Note. E desta feita logo ao 2º dia do mês. Foi esta terça-feira que a empresa sul-coreana revelou em Nova Iorque o Note 7, a sua mais recente aposta no mercado dos phablets.

Antes de mais, impõe-se uma ressalva. Não, não perdeste o lançamento do Note 6. A Samsung decidiu dar um salto na numeração de forma a alinhar o Note com a família S – ora, se em Fevereiro tivemos o Galaxy S7, agora temos o Galaxy Note 7.

O Note 7 é o culminar da aprendizagem que a Samsung fez ao longo dos últimos anos. O equipamento tem um ecrã Super AMOLED de 5,7 polegadas, curvo nos lados. À semelhança do S7, essa curvatura “simétrica” serve como ecrã auxiliar, permitindo acesso rápido a contactos e apps, e torna também o telemóvel mais ergonómico e confortável de segurar numa só mão.

Com uma espessura de 7,9 mm e um peso de 169 gramas, o Note 7 vem com um processador Snapdragon 820 e 4G de memória RAM. É resistente à água, tem uma câmara traseira de 12 megapixels com abertura f/1.7 e estabilizador óptico. Se estas características te parecem familiares é porque são – a Samsung introduziu-as no S7 e no S7 Edge, no início deste ano.

O Note 7 traz 64 GB de memória interna, mas, para que nunca te falte espaço, tem também slot para cartão microSD até 265 GB (uma novidade relativamente ao Note 5). A bateria é de 3 500 mAh – maior que a do Note 5 e ligeiramente mais pequena que a do S7 Edge. O carregamento pode ser feito wireless ou via USB-C.

galaxynote7_02

A segurança volta a ser um ponto-chave na estratégia da Samsung com o Note 7 a poder ser desbloqueado com o olhar, graças ao detector de iris incorporado. Para já, este sensor faz unicamente isso, mas o mecanismo deve ser alargado no futuro permitindo log in em contas ou autenticação de transacções no famoso Samsung Pay. Por falar em segurança, o Note 7 tem uma “pasta segura” onde podes guardar ficheiros que queres manter com acesso restricto. E já que estamos a falar de software, o Note 7 vem com Android 6.0 Marsmallow, adaptado com a interface TouchWiz da Samsung.

O Note 7 vem acompanhado da habitual S Pen, agora também resistente à água e a outros líquidos. Para poderes tirar mais partido da caneta, a Samsung juntou quatro das suas apps compatíveis com a S Pen numa só, chamada Samsung Notes, que podes usar para registar notas à mão, fazer desenhos ou editar fotos. Com a S Pen podes também ver qualquer coisa no ecrã com um zoom até 3X e traduzir palavras ou expressões muito facilmente. Outra característica interessante é a gravação de partes do ecrã e a sua conversão para GIFs.

A funcionalidade Always-On Display do S7, que mantém o ecrã sempre ligado com as horas, está disponível no Note 7 com uma novidade: podes usar a S Pen para escrever no ecrã desligado e aceder a essas notas a qualquer momento, sem precisar de desbloquear – é como ter um bloco de notas sempre à mão.

O Samsung Galaxy Note 7 estará disponível para pré-compra em Portugal, a partir do dia 16 de Agosto. O preço ainda não foi revelado, mas a Samsung adiantou que estará em linha com o dos modelos anteriores do Note e superior ao do S7 Edge.