Fogos.pt é a aplicação que te informa dos incêndios que assolam o país

É, neste momento, a aplicação gratuita mais popular na App Store portuguesa. Disponível também na Google Play Store.

Um simples mapa de Portugal no qual estão assinalados todos os incêndios florestais activos no momento é o que oferece o site Fogos.pt, criado há 1 ano pelo internauta João Pina usando dados oficiais da Protecção Civil e que também tem uma versão app para iOS e Android.

fogospt_02

O Fogos.pt mostra as últimas ocorrências de incêndios no território continental – as ilhas Açores e Madeira não estão incluídas, uma vez que são controladas por uma Protecção Civil regional. O mapa dá uma perspectiva geral das zonas afectadas, bem como do ponto de situação dos vários incêndios, graças a um esquema de cores e à seguinte legenda:

  • Despacho 1º Alerta – meios em trânsito para o teatro de operações;
  • Chegada ao TO – chegada ao teatro de operações;
  • Em Curso – incêndio em evolução sem limitação de área;
  • Em Resolução – incêndio sem perigo de propagação para além do perímetro já atingido;
  • Em Conclusão – incêndio extinto, com pequenos focos de combustão dentro do perímetro do incêndio;
  • Vigilância – meios no local para actuar em caso de necessidade;
  • Encerrada – entrada, nas respectivas entidades, de todos os meios envolvidos.

Clicando em cada ocorrência, abre-se uma pequena janela com o local e a data e hora de início, bem como os meios humanos, terrestres e aéreos alocados. Todos os dados provém do site oficial da Protecção Civil – que oferece uma navegação semelhante, ainda que possa não ser tão intuitiva/acessível – e são actualizados a cada 10 minutos.

fogospt_03

A principal diferença entre o sítio oficial e o Fogos.pt é a app para Android e para iOS, através da qual é possível receber alertas sobre novas ocorrências e destacar os distritos que queremos acompanhar. O Fogos.pt é, neste momento, a aplicação gratuita mais popular na App Store portuguesa.