Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.
Um simples mapa de Portugal no qual estão assinalados todos os incêndios florestais activos no momento é o que oferece o site Fogos.pt, criado há 1 ano pelo internauta João Pina usando dados oficiais da Protecção Civil e que também tem uma versão app para iOS e Android.
O Fogos.pt mostra as últimas ocorrências de incêndios no território continental – as ilhas Açores e Madeira não estão incluídas, uma vez que são controladas por uma Protecção Civil regional. O mapa dá uma perspectiva geral das zonas afectadas, bem como do ponto de situação dos vários incêndios, graças a um esquema de cores e à seguinte legenda:
- Despacho 1º Alerta – meios em trânsito para o teatro de operações;
- Chegada ao TO – chegada ao teatro de operações;
- Em Curso – incêndio em evolução sem limitação de área;
- Em Resolução – incêndio sem perigo de propagação para além do perímetro já atingido;
- Em Conclusão – incêndio extinto, com pequenos focos de combustão dentro do perímetro do incêndio;
- Vigilância – meios no local para actuar em caso de necessidade;
- Encerrada – entrada, nas respectivas entidades, de todos os meios envolvidos.
Clicando em cada ocorrência, abre-se uma pequena janela com o local e a data e hora de início, bem como os meios humanos, terrestres e aéreos alocados. Todos os dados provém do site oficial da Protecção Civil – que oferece uma navegação semelhante, ainda que possa não ser tão intuitiva/acessível – e são actualizados a cada 10 minutos.
A principal diferença entre o sítio oficial e o Fogos.pt é a app para Android e para iOS, através da qual é possível receber alertas sobre novas ocorrências e destacar os distritos que queremos acompanhar. O Fogos.pt é, neste momento, a aplicação gratuita mais popular na App Store portuguesa.