Jogos Olímpicos na RTP: sabe como acompanhar a maior competição desportiva do mundo


Este artigo é gratuito como todos os artigos no Shifter.
Se consideras apoiar o nosso trabalho, contribui aqui.

“A maior cobertura de sempre em canal aberto” é assim que Hugo Gilberto, director adjunto de informação do canal, descreve a emissão da RTP nos Jogos Olímpicos 2016. De volta à maior competição desportiva do mundo, a RTP1 e RTP2 prometem um acompanhamento diário e permanente de todos os acontecimentos no Rio, assim como de todos os atletas portugueses em prova.

Diariamente, o canal dedicará 14 a 16 horas em sinal aberto, estando o tempo de emissão dividido em quatro blocos definidos:

  • Entre as 13h00 e as 16h00 – RTP2
  • Entre as 15h00 e as 18h00 – RTP1
  • Entre as 18h00 e as 21h00 – RTP2
  • Entre as 22h00 e as 03h00 – RTP1

A RTP disponibiliza por cabo um canal HD. A RTP1 HD está na posição 201 na MEO e na NOS, posição 218 na Cabovisão e posição 11 na Vodafone. A RTP3 não assumirá um papel activo na transmissão das competições devido ao facto da SportTV deter a exclusividade dos Jogos no Cabo.

A cerimónia de abertura está marcada para dia 5 de Agosto, sexta-feira às 23h30, contudo a emissão arranca um dia antes às 22h00 com o acompanhamento do jogo de futebol masculino Portugal x Argentina. Este jogo terá igualmente plano de destaque na Antena 1.

Quanto aos jornalistas presentes no evento, João Pedro Mendonça será o coordenador de emissão no Rio, tendo a companhia de dois enviados especiais: Gonçalo Ventura e Inês Gonçalves e respectivos repórteres de imagem. Os três jornalistas contarão com a preciosa ajuda do correspondente da RTP no Brasil, Luis Baila. Em relação à rádio pública, Fernando Eurico e Eduardo Gonçalves serão os jornalistas destacados. Paulo Sérgio narrará os jogos da selecção olímpica de futebol num simultâneo RTP/Antena 1. Em Lisboa, Carlos Manuel Albuquerque e Paulo José Martins serão as caras presentes em estúdio. Ao longo das transmissões, o canal contará com comentadores especializados para cada modalidade olímpica.

Pode ter acesso a informação complementar no site da RTP, numa área destacada para o efeito.

Investimos diariamente em artigos como este.
Precisamos do teu investimento para poder continuar.