Joshua Topolsky, co-fundador do The Verge, vai lançar uma nova publicação digital


Joshua Topolsky não é, de todo, um nome estranho aos ouvidos de quem segue tecnologia e acompanha minimamente o mundo dos media. Em 2011, co-fundou o The Verge, publicação tecnológica que, em poucos anos, se tornou uma referência mundial.

Em 2014, deixou o The Verge e o respectivo grupo, a Vox Media, e integrou a Bloomberg, passando a liderar toda a estratégia digital desta revista económica – pelas suas mãos, passou o excelente redesenho do site e a renovação da marca.

Há sensivelmente um ano, Joshua deixou a Bloomberg e, desde então, muitos seguidores perguntavam-se o que andaria a “tramar”. Soube-se esta segunda-feira. The Outline é uma nova publicação digital que será lançada no Outono e que promete mais uma vez “agitar as águas” do jornalismo.

O The Outline irá focar-se em três grandes áreas: política/negócios; cultura; e futuro. Serão produzidas 15-20 peças por dia, sendo que esse conteúdo poderá ser na forma de artigos de texto, histórias mais visuais ou vídeo. Com o The Outline, Joshua espera alcançar uma audiência mensal de 10-15 milhões de leitores.

Joshua Topolsky
Joshua Topolsky

A equipa do The Outline conta com 10 membros – talentos que vêem do BuzzFeed News, Motherboard, Genius, Reddit e Mic, entre outros. Joshua prevê que a equipa cresça para 20-30 pessoas nos próximos meses. A nova publicação editorial arrancará com um investimento de 5 milhões de dólares.

Com o The Outline, Joshua Topolsky que contrariar o paradigma que descreveu num artigo publicado em Abril passado no Medium. A nova geração de media não pode ser moldada por pageviews, nem estar à espera que a próxima novidade tecnológica venha a resolver o problema das quebras publicitárias.

Para Joshua, as empresas de media devem olhar para o seu negócio como “um negócio de produto e storytelling, não como um negócio de headline e body-copy” e acrescenta que as “melhores coisas feitas em media” não foram feitas para a maioria das pessoas mas sim para as pessoas certas – “porque os seres humanos (…) não só máquinas de consumo de conteúdo”.

Em suma, Joshua defende que o futuro do jornalismo vai passar pelos conteúdos e que serão as publicações que souberem apostar na qualidade aquelas que terão melhores hipóteses de sobreviver.

O The Outline chega depois do Verão. Podes assinar a newsletter aqui para ficares a par de todas as novidades. E seguir o projecto no Facebook, Twitter e Instagram.