Misty Roofs: o íntimo reflexo do Misty Fest


Para quem está mais a leste do que é o Misty Fest, é importante explicar antes de vislumbrarmos as belas vistas do Misty Roof.

Este barco que já navega por terras portuguesas desde 2010, consiste num festival ambulante que vagueia maioritariamente por Lisboa, mas que atraca também no Porto, Leiria, Braga, Espinho, Évora, Aveiro, Coimbra, Torres Novas, Loulé e Ponta Delgada. Em edições anteriores contou com alguns nomes internacionais como The Cinematic Orchestra, Iron & Wine, Lloyd Cole, Jon Hopkins ou Peter Hook, mas é maioritariamente composto por um cartaz bem português, tendo já tido nomes como Foge Foge Bandido, Supernada, Rodrigo Leão, Mazgani, Halloween ou Rui Massena.

A 7ª edição vai decorrer entre 1 e 13 de Novembro e terá a honra de apresentar o novo trabalho de Rodrigo Leão com Scott Matthew, Life is Long no Coliseu dos Recreios e, ainda – para além dos mais de 15 nomes – presentear-nos com 4 concertos de José James, um dos nomes com maior peso no R&B e no Soul, conhecido principalmente pelo seu single “Trouble”. Os espetáculos decorrerão em Lisboa, Porto, Leiria e Braga. Já é possível adquirir os bilhetes para um dia ou o passe completo. Podes consultar a lista completa de concertos, locais e datas aqui.

mistyroofs_02

Mas o tema principal deste artigo é o Misty Roof, uma tarde de música que serve de aperitivo para o Misty Fest. É no Misty Roof que são anunciados alguns dos nomes do cartaz para o Fest, com um conceito estruturado para promover os músicos que subirão ao palco em Novembro.

mistyroofs_03

mistyroofs_04

Ao longo do Verão há várias sessões Misty Roof para aquecer até aos concertos de Outono. Cada sessão funciona por convite, e só quando o convidado chega ao local é que sabe quem lá vai actuar. A segunda sessão aconteceu no passado dia 2 de Agosto e contou com a presença de Momo,um filho da MPB (música popular brasileira). Numa atmosfera intimista, embalada pela voz, pela guitarra e com um violoncelo a acompanhar, Momo atreveu-se a atravessar o Atlântico para nos presentear com alguns temas que voam desde os seus álbuns anteriores até ao seu disco vindouro.

mistyroofs_08

mistyroofs_07

A viagem valeu a pena. Este cantautor cantou e encantou um público meio distante, com medo de se aproximar do palco, mas que se deixou embalar pelos tons agudos da guitarra, pelos tons graves do violoncelo, tocado pelo seu amigo Hugo Fernandes, e pela sua voz que, ainda que entoada em cânticos brasileiros, denota algumas influências da morna Cabo-Verdiana. Um belo presente proporcionado pela produtora UGURU, que preparou um belo fim de tarde enquanto era possível vislumbrar a vista do The View Rooftop by Frize, no Complexo Desportivo do Estádio do Belenenses.

Marcelo Frota (Momo), que tem tido um percurso muito interessante, tendo participado no álbum A tribute to Caetano, actuará no Misty Fest em Novembro.

mistyroofs_06

mistyroofs_05

Fotos de: Teresa Lopes da Silva/Shifter