MTV Classic é o novo canal da MTV dedicado aos anos 90


Spice Girls, Backstreet Boys, N’Sync, Britney Spears, Beastie Boys, Nirvana, Red Hot Chili Peppers, Pearl Jam, cabelo volumoso e maus penteados, roupa foleira e fluorescente são alguns dos marcos dos anos 90. Estamos – obviamente – a ser redutores mas com um propósito. Afinal, se há motivo pelo qual conseguimos enumerar 20 clichés sobre os 90s em poucos segundos, esse motivo chama-se MTV.

O canal de música fez quase de certeza parte da infância e juventude de todos nós, e porque hoje em dia a música e os videoclipes foram praticamente substituídos por reality shows na grelha de programação, a Viacom – companhia que detém a MTV, VH1 e o Nickelodeon, quis voltar aos clássicos. É por isso que a partir de 1 de Agosto, o VH1 Classic vai passar a ser MTV Classic. A música dos anos 70/80 vai assim dar lugar ao frenesim dos anos 90 e início dos 2000.

De acordo com a empresa norte-americana o público vai ainda poder contar com “as séries da MTV mais aclamadas pelos fãs, bem com um lote de conteúdos musicais que foram sendo retirados ao longo dos anos”. Os famosos concertos acústicos MTV Unplugged abrem o primeiro dia de programação, com a confirmação de que vão ser emitidos os episódios de Bob Dylan e Nirvana. Para além disso, Beavis and Butt-HeadAeon Flux, Daria, Jackass e os icónicos TRL, Pimp My Ride e Cribs também estão de volta.

A data de lançamento não foi escolhida por acaso, foi a 1 de Agosto de 1981 que a MTV foi para o ar sendo que o MTV Classic assinala assim os 35 anos do lançamento do canal-mãe.

Mas este não é o único simbolismo do lançamento. A primeira hora de programação da MTV Classic será inteiramente igual à primeira hora de emissão da MTV original em 81. O dia vai abrir com o emblemático videoclipe de “Video Killed The Radio Star” dos The Buggles. AQUI podes consultar a programação do canal.