Pela primeira vez na história, um avião solar deu a volta ao mundo


 
O Shifter precisa de dinheiro para sobreviver.
Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.

O Solar Impulse 2 completou a primeira volta ao mundo com um avião movido apenas a energia solar após aterrar em Abu Dhabi na passada semana.

Esta aventura, concretizada pelos suíços Bertrand Piccard e André Borschberg, começou a 9 de Março de 2015 em Abu Dhabi, com o objectivo de dar a volta ao mundo usando apenas a luz solar como combustível. Desde então que este avião percorreu mais de 40,000 km, divididos em 17 etapas, num total de 23 dias no ar.

solarimpulse2voltamundo_02

Apesar de não ser o primeiro avião solar, o Solar Impulse 2 é o primeiro a voar dia e noite, graças às 17,248 células solares dispostas nas suas asas, que permitem armazenar energia em baterias para ser utilizada durante a noite. Para além disto, é também o primeiro a atravessar os oceanos Pacífico e Atlântico.

solarimpulse2voltamundo_03

Com esta conquista, o Solar Impulse 2 demonstra assim que se é possível voar durante vários dias e noites seguidos sem recorrer a combustíveis fósseis, é também possível utilizar energias renováveis para reduzir o consumo energético no dia-a-dia. Esta ideia é reforçada por Bertrand que espera “que as pessoas percebam que isto não é apenas um feito na história da aviação, mas também um feito na história da energia”.

A aventura pode ser revista aqui.

Se não conseguirmos aumentar o número de patronos, a 2ª edição da revista será a última, e o Shifter como o conheces terminará no final de Dezembro. O teu apoio é fundamental!