Pode existir um planeta habitável mesmo aqui ao lado


 
O Shifter precisa de dinheiro para sobreviver.
Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.

Foi baptizada de Proxima b pelos astrónomas da ESA (Estação Espacial Europeia) e está a apenas 4,3 anos-luz da nossa Terra. Trata-se de um exoplaneta, pouco maior que a Terra, e localizado a uma distância da sua estrela que o coloca na “zona habitável”. Os cientistas estão entusiasmados.

Os astrónomos pensam trata-se de um planeta rochoso e acreditam que pode ter água em estado líquido. A Proxima b orbita uma estrela anã vermelha, chamada Próxima de Centauro, a cada 11 dias. Esta estrela, localizada na constelação de Centauro, é invisível a olho nu, por ser pequena e pouco brilhante, e é relativamente fria.

A Proxima b tem uma massa 1,3 vezes superior à Terra e está a mais perto da sua estrela que o nosso planeta do Sol. A rotação do Próxima b, a forte radiação emitida pela sua estrela e a história da formação do planeta tornam, segundo os cientistas, o seu clima muito diferente do da Terra, sendo pouco provável que o exoplaneta tenha estações.

proximab_02

Aprofundar

 

Se não conseguirmos aumentar o número de patronos, a 2ª edição da revista será a última, e o Shifter como o conheces terminará no final de Dezembro. O teu apoio é fundamental!