Uma rápida preview da IFA 2016 (até porque já estamos de malas na mão)


Estamos a poucos dias do arranque daquela que é uma das feiras de tecnologia mais conhecidas do mundo. Para além da Mobile World Congress, em Fevereiro, o continente europeu recebe no próximo mês de Setembro a IFA, que se realiza todos os anos em Berlim e que conta, naturalmente, com a presença de grandes marcas.

Smartphones, tablets, smartwatches, colunas portáteis, … mais um ano e muitas centenas de novos produtos que vão chegar ao mercado nas próximas semanas vão estar em exposição na IFA 2016, que acontece entre dois grandes eventos separados de gigantes da tecnologia (a Samsung, que apresentou o Galaxy Note 7, e a Apple, que apresentará o novo iPhone no próximo dia 7 de setembro).

Apesar disso, a tecnológica sul-coreana vai até Berlim e está a preparar não uma mas sim duas conferências nos próximos dias. Analisando o convite para o evento do dia 31 de Agosto, é fácil prever que, muito provavelmente, virá aí um novo smartwatch:

Tanto a Asus, como a FitBit, a Huawei e a Sony deverão ter também algo a dizer no ramo dos relógios inteligentes, mas esta última poderá também anunciar novos smartphones depois de apresentar uma gama premium na MWC. O X2, como deverá ser chamado, virá recheado com um processador Snapdragon 820, 3 GB de RAM, uma câmara traseira de 21 MP e uma frontal de 12 MP, bem como um ecrã de 5,1 polegadas. Para os adeptos de telas mais pequenas, um novo e mais compacto Xperia X Performance será também apresentado, com um ecrã de 4,7 polegadas.

Quanto à LG, pouco ou nada de sabe sobre o que anda a preparar, já que a grande estrela da empresa, o LG V20- um dos primeiros a chegar com o Android 7.0 Nougat – será apresentado apenas no próximo dia 6. O surgimento de um novo equipamento a linha G Flex com design modular é uma possibilidade.

Por fim, a Huawei é a tecnológica que mais expressão costuma ter na IFA e este ano promete não fazer a coisa por menos, apresentando não um, mas três equipamentos. Quem o diz é Evan Blass, mais conhecido por Evleaks, um dos principais responsáveis pelas fugas de informação no mundo da tecnologia:

O MediaPad M3 será o sucessor do M2 e já pouco há por descobrir quanto às suas especificações, que caíram há pouco tempo na Internet: oito polegadas, uma resolução de 1920 x 1200 píxeis, processador Kirin 950, 4 GB de RAM e 32 GB de armazenamento interno com possibilidade de expansão, para além de uma bateria de 4800 mAh.

Quanto ao Nova e Nova Plus, o que se supõe até agora é que o design deverá ser muito parecido ao Nexus 6P, fabricado pela Huawei. Uma imagem, entretanto eliminada, que foi publicada por um utilizador na rede social Weibo indica um corpo um metal, algo que já tornou standard nos topo-de-gama da Huawei:

huawei-nova-weibo-post-1-720x720

A conferência da Huawei está agendada para a manhã do dia 1 de Setembro e o Shifter vai lá estar para te dar todas as novidades.