Antestreia do novo filme de Xavier Dolan vai ser no Cinema São Jorge


Este artigo é gratuito como todos os artigos no Shifter.
Se consideras apoiar o nosso trabalho, contribui aqui.

Juste La Fin Du Monde é o título do último filme de Xavier Dolan, apresentado pela primeira vez em Cannes. Saiu do festival de cinema mais famoso do mundo com o Grande Prémio de Júri e o Prémio de Júri Ecuménico e com uma aceitação longe de consensual da imprensa.

O filme vai chegar a Portugal em Outubro. A antestreia acontecerá dia 16 na Sala Manoel de Oliveira do Cinema São Jorge, em Lisboa. É uma das muitas antestreias integradas na 17ª edição da Festa do Cinema Francês, um festival que promete levar a 11 cidades do país um extenso programa da 7ª arte francófona. A iniciativa começa em Lisboa no dia 6 de Outubro e termina a 13 de Novembro em Setúbal.

Juste La Fin Du Monde é um drama que, ao longo de uma hora e meia, segue o escritor Louis (Gaspard Ulliel) que, longe de casa há doze anos, vai ao encontro da família para lhes anunciar que irá morrer em breve. No entanto, a curta reunião sai do seu controlo quando as memórias, as brigas e as lágrimas do passado ressurgem entre a mãe, a irmã, o irmão e a cunhada.

O novo filme de Dolan é baseado na peça homónima de Jean-Luc Lagarce e foi escrito pelo próprio realizador canadiano. Tem um elenco de luxo: Marion Cotillard, Gaspard Ulliel, Léa Seydoux, Vincent Cassel ou Nathalie Baye. A data de estreia nas salas de cinema portuguesas é 27 de Outubro.

Nascido em Montréal (1989), Xavier Dolan inicia-se como actor em séries televisivas e na dobragem de filmes. O seu primeiro sucesso internacional, J’ai Tué Ma Mère, chega a Cannes em 2009. O filme obtém três prémios na Quinzena de Realizadores, e representa o Canadá nos Óscares para o Melhor Filme Estrangeiro. Les Amours Imaginaires é apresentado e premiado na categoria Un Certain Regard no festival de Cannes em 2010. O seu terceiro filme, Laurence Anyways, é seleccionado para o Festival de Cannes, em 2012, filme que valeu a Suzanne Clément o prémio de Melhor Actriz. Seguem-se os filmes Tom à la Ferme (2012) e Mummy (2014). Juste la Fin du Monde (2015) é o seu último filme, mas Dolan já está a trabalhar em The Death and Life of John F. Donovan – vai ser o seu primeiro filme em língua inglesa.

A 17ª Festa do Cinema Francês é uma iniciativa do Institut Français du Portugal e da Embaixada de França em Portugal, em colaboração com a rede da Alliance Française e as com Câmaras Municipais das 11 cidades participantes. Para mais detalhes sobre esta edição, consulta o site oficial.

Investimos diariamente em artigos como este.
Precisamos do teu investimento para poder continuar.