Chegou a Horizontal, a app que te vai ajudar a andar de bicicleta em Lisboa (e no resto do mundo)


Foi lançada esta semana na App Store a Horizontal. A aplicação que nasceu como Lisboa Horizontal ganhou um novo nome a pensar na expansão internacional. Com a Horizontal, andar de bicicleta na cidade vai ser mais fácil, através de rotas planas e adequadas ao perfil de cada um, sugeridas pelas app.

A Horizontal permite-te criar um percurso entre dois ou mais pontos na cidade, tendo em conta diversos factores, como a inclinação do trajecto e o perfil do ciclista. Durante a apresentação oficial da aplicação em Lisboa, o co-fundador Kobe Vanhaeren explicou que por vezes uma pequena subida mais inclinada pode ser melhor que uma subida pouco inclinada mas mais demorada. Por outro lado, a um utilizador que se disse “iniciante” podem ser sugeridas rotas mais leves, em oposição a um utilizador “avançado” ou “pro”.

lancamentohorizontal_02

Os perfis de ciclista são uma das novidades na versão final da Horizontal, que não constavam no beta test promovido junto de um pequeno grupo de entusiastas durante o Verão. A nova versão da aplicação também permite carregar uma foto de perfil e tem outras falhas corrigidas. Para indicar as melhores rotas, a Horizontal tem em conta outros dados fornecidos pelo utilizador, como a data de nascimento, a altura e o peso.

À semelhança do Google Maps e de outras aplicações GPS, a Horizontal inclui navegação em tempo real para que o ciclista saiba onde tem de virar. Pode colocar-se o telemóvel num suporte para bicicleta e assim manter o olho no mapa durante a viagem ou usar o assistente de voz, disponível em inglês e português. Em caso de desvio, a aplicação faz uma reformulação da rota.

Ao longo da viagem, consegue-se saber a velocidade em que vamos e a distância já percorrida, assim como a hora prevista de chegada ao destino. Noutras secções da aplicação, o ciclista pode rever os trajectos que já realizou e consultar algumas estatísticas, como o tempo e a distância totais a andar de bicicleta, o seu contributo em termos de redução de CO2, o dinheiro poupado por contraposição ao uso do carro e ainda alguns dados de controle de saúde, como as calorias gastas.

lancamentohorizontal_03

Durante a apresentação, Kobe Vanhaeren referiu que quer o concurso Vodafone BIG Smart Cities, quer a posterior incubação no Vodafone Power Lab foram momentos cruciais para a concretização do projecto. “Conseguimos uma parceria com a IBM e com a Amazon Web Services, tudo graças ao envolvimento do Vodafone Power Lab”, disse. Kobe explicou ainda que a ideia inicial era criar uma rede de ciclovias em Lisboa inspirada nas linhas do metro e não propriamente uma aplicação GPS que traçasse rotas horizontais em qualquer rua da cidade. Uma evolução de conceito que não só tornou o projecto mais exequível como permitiu a sua internacionalização.

lancamentohorizontal_04

A Horizontal já está disponível em Bruxelas. A capital belga e a portuguesa vão, assim, servir de piloto antes da expansão para outras cidades. Kobe revelou que, neste momento, ele e a sua equipa estão “a calcular milhares e milhares de dados” com o mapeamento de outras metrópoles em vista. A Horizontal diz que tem “450 já calculadas e prontas a implementar”, usando os actuais modelos topográficos das cidades.

“Nós vamos pelo mundo fora”, comentou Kobe. A startup, que continuará ligada ao Vodafone Power Lab, venceu recentemente um concurso da Agência Espacial Europeia (ESA), que lhe dará acesso a dados europeus e mundiais de satélite para um mapeamento mais completo dos territórios.

O lançamento da Horizontal em Lisboa coincidiu com o Dia Europeu Sem Carros, 22 de Setembro. O CEO da Vodafone, Mário Vaz, vários colaboradores da Vodafone, jornalista e entusiastas juntaram-se de manhã à porta da loja da operadora na Avenida de Roma e fizeram um trajecto de bicicleta até à sede no Parque das Nações, onde decorreu a apresentação mais formal da aplicação.

lancamentohorizontal_05

A versão iOS da Horizontal pode ser descarregada aqui. Até ao final do ano ou início de 2017, a aplicação chegará à Play Store para o sistema operativo Android.