De novo no jogo? Sony lança novo topo-de-gama na IFA com sensor triplo


A Sony tem tido alguma dificuldade nos últimos tempos em fazer parte da corrida dos melhores smartphones Android no mercado. Mesmo com o triplo lançamento durante o MWC, a tecnológica japonesa não conseguiu fazer a diferença neste competitivo mercado e acabou por ficar para trás, mas aproveitou a IFA 2016 para renovar a sua linha X com alguns detalhes bastante interessantes.

Tanto o Sony Xperia XZ como o Xperia X Compact não foram propriamente uma surpresa em Berlim, e só provou que a Sony ainda tem os recursos e o planeamento que é preciso para regressar aos lugares de topo. Desde o lançamento do Z3 que a marca não conseguiu ser expressiva o suficiente, e o lançamento do Z5 Premium, o primeiro smartphone com ecrã 4K, foi um tiro muito ao lado pelo seu preço exorbitante.

O XZ assume-se como o novo topo-de-gama da Sony. Para além e um ecrã de 5,2 polegadas Full HD com Gorilla Glass e uma memória RAM de 3GB, este equipamento conta com o mais recente processador Snapdragon 820 de 64 bits e um armazenamento de 32 GB. O único ponto que levanta dúvidas é a bateria de 2900 mAh, um número algo baixo para tantos píxeis e poder de fogo em processamento.

Mas é na câmara fotográfica que a Sony mais aposta com o XZ e o X Compact, que contam com um triplo sensor na parte traseira. No caso do XZ, para além do normal sensor Sony Exmor RS, de 23 megapíxeis, os restantes dois sensores permitem captar imagens de boa qualidade mesmo em movimento, realçando as cores dos elementos capturados. A qualidade de vídeo sobe aos 4K e conta com estabilizador.

Já o X Compact conta com os mesmos 3 GB de RAM e 32 GB de armazenamento interno, mas o ecrã faz jus ao nome, tendo apenas 4,6 polegadas com resolução HD. O processador uqe dá todo o poder a este terminal é o Qualcomm Snapdragon 650.

xperia-x-compact-hero-slideshow-02-desktop-bcd2cfe0452c73b929c817cd5edc1c25

Ambos os equipamentos contam com linhas curvas e com um acabamento bastante sofisticado em alumínio com certificação IP68. No software, a Sony incluiu as Sugestões Xperia, que analisa os hábitos de consumo do utilizador faz sugestões de otimização e melhoramento da experiência de uso. O Xperia XZ vai chegar ao mercado já no mês que vem, enquando o X Compact chegará ainda em setembro às lojas. Não há informações relativas ao preço.