Este cartão SD deve ter mais gigas que o teu portátil


 

Vamos tentar advinhar: o teu portátil tem 250 GB de espaço de armazenamento? Menos? Ups… Um bocadinho mais? Ok… Seja qual for a capacidade exacta do disco rígido do teu computador, estamos quase certos de que não chega a 1 TB. Ou seja, é mais fraca que a do novo cartão SD da SanDisk.

A SanDisk revelou aquele que é o maior cartão SD do mundo: tem 1 TB de espaço de armazenamento. Apesar de ser ainda um protótipo, e por isso ainda não existirem detalhes quanto ao preço ou data de lançamento, este novo produto representa uma conquista importante. Foi há apenas dois anos que a SanDisk apresentou um SD de 512 GB, surpreendendo tudo e todos, e foi há apenas 16 anos que a empresa lançou um cartão de 64 MB. Comparado com esse, o novo SD de 1 TB tem 16 384 mais capacidade de armazenamento.

Segundo a SanDisk, um cartão SD de 1 TB pode ser útil para formatos pesados como filmagens em 4K ou 8K, vídeos 360º ou conteúdos de realidade virtual. O preço deste cartão não deverá ser barato e com uma capacidade tão grande as especificações de leitura e escrita deverão ser baixas comparativamente a soluções com menor espaço, conforme nota o The Verge. O site alerta ainda para o facto de, estando a trabalhar com 1 TB, corre-se o risco de perder muito conteúdo de uma vez só caso ocorra algum erro no cartão.

Gostaste do que leste? Quanto vale conteúdo como este?

Trabalhamos todos os dias para te trazer artigos, ensaios e opiniões, rigorosos, informativos e aprofundados; se gostas do que fazemos, apoia-nos com o teu contributo.