Facebook quer recuperar as antigas salas de chat no Messenger


Lembras-te dos primeiros serviços de chat onde toda a gente falava com toda a gente, mesmo não se conhecendo de lado nenhum? O Facebook parece querer recuperar as antigas salas de chat, que marcaram os primórdios da Internet, com uma nova funcionalidade no Messenger.

Chama-se Rooms e, se o nome te soa familiar, é porque te lembras de uma aplicação com o mesmo nome, lançada há dois anos pelo Facebook e entretanto “cancelada”. O programador Chris Messina descobriu algum código relativo ao Rooms escondido no Messenger e falou com o TechCrunch, que publicou um pequeno artigo dando conta da nova funcionalidade.

messengerrooms_02

“Frequentemente realizamos pequenos testes”, disse um porta-voz do Facebook ao TechCrunch, quando questionado sobre o Rooms. “Não temos mais nada a partilhar sobre este assunto.”

Um leitor do TechCrunch partilhou com o site alguns screenshots da nova funcionalidade, os mesmos que partilhamos nesta notícia. O Room das imagens tem este endereço: http://m.me/g/AbbDkS1vJfOpPtt4. Se clicares, serás levado para o Messenger mas não conseguirás juntar-te à “sala de chat” em questão.

Lançada em 2014, a app Rooms permitia-te a criação de grupos aos quais qualquer pessoa se podia juntar anonimamente, através de um username diferente do utilizado no Facebook. O serviço nunca ganhou muita tracção e acabou por ser encerrado em 2015. Ao longo dos últimos meses e anos, o Facebook lançou diversas apps independentes e incorporou grande parte das funcionalidades das mesmas nos seus produtos centrais – Facebook, Messenger e Instagram.

Não se sabe se o Rooms alguma vez será lançado amplamente no Messenger. Tudo depende da reacção do grupo limitado de utilizadores que tem acesso à funcionalidade. É frequente o Facebook testar novos produtos e não lançá-los posteriormente.