Figma é o “Google Docs” para designers


A necessidade de colaboração entre pessoas em locais de trabalho remotos tem sido um dos principais de inovação no sector das aplicações de trabalho e produtividade. Vimos recentemente a Apple a munir a sua suite iWork desta funcionalidade e dia após dia surgem novas apps para smartphone ou computador que tudo o que pretendem é ligar-te aos teus colegas de trabalho de uma forma mais eficiente, por maior que seja a distância.

As maiores limitações têm sempre a ver com a tecnologia, se é fácil conceber um Word em que duas pessoas remotamente escrevem no mesmo documento, mais difícil será conceber essa mesma colaboração num projecto de design.

Mas é mesmo essa a proposta do Figma – colocar designers realmente a colaborar. Sem ocupar o lugar conquistado a pulso pela Invision (que tem dado cartas como o documentário Design Disruptors ou a suite de plugins CRAFT), esta nova web app permite-te importar e editar online ficheiros de design.

Uma espécie de Sketch em esteróides, é assim que alguns o descrevem. Com uma interface que em tudo faz lembrar a nova coqueluche dos webdesigners, o Figma permite-te aceder aos teus ficheiros e editá-los com quase todas as ferramentas disponíveis no Sketch.

figma_02

Mas atenção, esta nova web app não se posiciona como substituto do Photoshop, Pixlr ou do VSCO para dar retoques em fotos. Não se trata de editores de imagem mas sim de vector – a linguagem que tem dominado o design online graças à sua adaptabilidade a diferentes tamanhos os devices.

Focus on the work instead of fighting your tools. O Figma permite-te assim criar de raíz ou dar os últimos retoques num layout em colaboração com um colega, cliente ou amigo. Para além disso e pela sua simplicidade, o Figma está ao acesso de qualquer um – funciona em qualquer sistema operativo e não necessita de instalação.

figma_03

A web app recorre ao WebGL, garantindo uma experiência muito semelhante à de qualquer aplicação nativa. Mas para quem quer adicionar esta nova ferramenta ao seu dia-a-dia o download é completamente gratuito (até ao final de 2016). No Figma, podes configurar notificações (via Slack), partilhar os teus projectos com um simples click e até assistir ao histórico de alterações feitas nos teus produtos.

figma_04

A pensar nos estudantes. Uma das particularidades até agora observáveis na política da Figma é a sua dedicação à aprendizagem, é sob esse motto que garantem aos estudantes que a app para eles será sempre gratuita, mediante a apresentação de uma prova de estudo.