O Euro 2020 já tem logo… e é novamente português

Desta vez, foi criado pela Y&R.

A identidade do Euro 2004 foi desenhada em Portugal, pela agência de publicidade EuroRSCG, actual Havas. Em 2012 e 2016, a Brandia, agência também portuguesa, criou os logos dos Euro 2012 e 2016. O logo do próximo campeonato europeu de futebol, em 2020, também foi criado em Portugal.

Coube à Y&R criar a imagem do Euro 2020, competição que vai decorrer em 13 países do continente europeu e não apenas em um ou dois como aconteceu até aqui: Amesterdão, Dublin, Bilbau, Budapeste, Bruxelas, Glasgow, Copenhaga, Munique, Roma, Baku, S. Petersburgo, Bucareste e Londres. As semifinais e a final acontecerão na capital britânica, mais concretamente no estádio de Wembley.

À revista Design Week, Hélder Pombinho, director criativo da área de design da Y&R, explica que a identidade visual do Euro 2020 tem como base uma ponte, o “símbolo universal de ligação” e um “denominador comum que une as cidades anfitriãs como um todo”. As ideias de cidadãos pelo futebol e de ponte inclusiva estão bem presentes neste logo.

Hélder Pombinho tem sido, desde 2004, o criativo por detrás do desenho dos europeus de futebol. Hélder passou pelas agências Euro RSCG e Brandia e está agora na Y&R.