O vídeo circular é, na verdade, uma grande ideia do Snapchat


Não temos dúvidas. O Snapchat é uma aplicação vertical: tradicionalmente gravamos os snaps na vertical e vemo-los na vertical no telemóvel. Mas há uma vez ou outra em que temos de rodar o telemóvel, seja porque queremos gravar um vídeo na horizontal para mostrar toda a paisagem ou porque um amigo nos mandou uma foto do mega grupo com quem foi sair à noite.

Se o Snapchat popularizou o formato vertical, nomeadamente nos vídeos, agora pode fazer o mesmo com um novo formato: o vídeo circular. O vídeo circular é uma grande ideia que a empresa por detrás da aplicação do fantasma criou, a propósito do lançamento dos Spectacles. Estes óculos estão equipados com duas câmaras capazes de produzir um vídeo com um ângulo de 115º.

Quando filmas nos Spectacles, o resultado é mais ou menos este:

videocircularsnap_02

Ora, quando visto no Snapchat, o vídeo vai aparecer assim:

videocircularsnap_03

No fundo, o conceito do vídeo circular não é muito distinto do do vídeo 360º, com a diferença de que neste caso o “espaço” que podemos ver é bem menor (estamos a falar de uma amplitude angular de apenas 115º). Contudo, o vídeo circular não só remove o dilema de gravar na vertical ou na horizontal, como também permite-nos explorar os snaps ou histórias dos nossos amigos sem estar constantemente a rodar um telemóvel para um lado ou para o outro.