Agora podes ver os vídeos e directos do Facebook na TV


Existem cada vez mais vídeos no Facebook e, com o Live, lançado no início deste ano, a rede social pode facilmente substituir a televisão tradicional em muitos contextos.

Por exemplo, em Junho passado, um tiroteio que matou várias pessoas e feriu outras tantas num centro comercial colocou Munique em directo nas televisões e jornais. Graças ao Facebook Live, não foi preciso deixar a rede social para saber o que estava a passar na cidade alemã – bastou seguir a emissão em directo da estação noticiosa Al Jazeera.

Muitos outros órgãos de comunicação social têm usado o Live para relatar iniciativas e acontecimentos no Facebook. Como é um directo numa rede social, é possível reagir e comentar em tempo real. Uma interactividade que a televisão tradicional não permite.

Há muitos vídeos a serem partilhados no Facebook e muitos directos a desenrolar na rede social, mas assistir a esses conteúdos no pequeno ecrã do telemóvel não é muito confortável. Por isso, o Facebook decidiu expandir-se para a televisão. Em vez de criar uma nova aplicação, a empresa integrou a sua app móvel (iOS e Android) com as tecnologias AirPlay e Google Cast.

Com o AirPlay e o Google Cast, podes enviar um vídeo do teu telemóvel para o ecrã da televisão, através da Apple TV (ou de outro equipamento com AirPlay) ou de um Chromecast (ou de outro equipamento com Google Cast, como uma smart TV). Para já, esta funcionalidade está disponível unicamente na aplicação iOS do Facebook, mas chegará ao Android num futuro próximo.

No caso de um directo, podes reagir e comentar no telemóvel enquanto vês o stream na televisão. Podes também continuar a navegar no News Feed e noutras partes da aplicação do Facebook.