A Apple divulgou “acidentalmente” o novo MacBook Pro


 
O Shifter precisa de dinheiro para sobreviver.
Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.

Esta quinta-feira, a Apple vai apresentar novos MacBooks na sua quarta keynote este ano. Os rumores sobre o que aí virá circulam há meses na internet, mas um leak da própria Apple confirma algo pelo qual já todos esperávamos: a linha Pro vai passar a ter um pequeno e fino ecrã na parte superior do teclado.

Esse ecrã substituirá as teclas de funções e mostrará informação adicional e complementar ao que vemos no ecrã principal. É uma ideia interessante, que já vimos, por exemplo, nos telemóveis Edge da Samsung. De acordo com imagens da própria Apple, incluídas numa actualização do macOS disponibilizada esta semana, este ecrã irá mostrar botões tácteis sempre que os mesmos se justificarem e servirá também para fazer pagamentos através do Apple Pay.

Na verdade, uma das extremidades do ecrã será uma superfície Touch ID, semelhante à que encontramos no botão Home do iPhone. Colocando o dedo nessa parte, a nossa impressão digital será lida para confirmação da transacção. Não se sabe se o Touch ID no MacBook Pro terá outras funções como, por exemplo, o desbloqueio de ecrã.

macbookproleak_02

As duas imagens parecem ter sido acidentalmente divulgadas pela Apple, mas é ingénuo pensar que os leaks acontecem por acaso. Para esta quarta-feira, um dia antes da conferência da Apple, estava marcada uma keynote da Microsoft para apresentação de novidades relativas ao Windows 10 e à sua linha de computadores Surface. Terá a Apple tentado desviar as atenções?

Certo é que na terça-feira, depois da notícia do blogue MacRummors, o primeiro a ter conhecimento do leak, a imprensa especializada não falou de outra coisa a não ser dos novos MacBook Pros – ruído que também terá a ajudado a lembrar a internet (e os investidores) da keynote marcada para quinta-feira.

Além do novo ecrã no topo do teclado e do Touch ID, o leak da Apple confirma ainda que os novos MacBook Pros deixarão de ter a tecla física “Esc”, uma vez que a mesma faz parte do conjunto de teclas de funções. A funcionalidade do “Esc” passará para o novo e pequeno ecrã táctil.

Se não conseguirmos aumentar o número de patronos, a 2ª edição da revista será a última, e o Shifter como o conheces terminará no final de Dezembro. O teu apoio é fundamental!