Chegou o Facebook para empresas. É gratuito para escolas e organizações sem fins lucrativos


 

O Facebook At Work agora chama-se Workplace e é uma nova rede social destinada a empresas de qualquer tamanho. A plataforma inclui algumas das funcionalidades mais populares do Facebook, adaptadas ao contexto empresarial, nomeadamente o News Feed, os grupos, os eventos e o Live. Cada colaborador tem um perfil profissional que pode associar ou não ao seu perfil pessoal.

workplace_02

O Workplace é a resposta do Facebook à ascensão de plataformas como o Slack. Tal como elas, é pago: custa 3 dólares mensais por cada utilizador activo para empresas com até 1000 funcionários; este valor é mais baixo para empresas maiores. A métrica utilizado activo é importante, uma vez que, para emitir a factura todos os meses, o Facebook só tem em conta as pessoas que no determinado mês estiveram activas no Workplace. Importa ainda referir que o Workplace é gratuito (e ilimitado) para todas as escolas, universidades e organizações sem fins lucrativos.

workplace_03

Em comunicado, o Facebook diz que o facto de o Workplace ter como base as características do Facebook, já são familiares aos utilizadores, evita que as empresas tenham despesas com a formação dos seus funcionários para a nova plataforma. O Workplace permite criar grupos para projectos ou departamentos, resolver assuntos através de chat e ainda tem funcionalidades úteis como o Live para uma comunicação interna do director à equipa, os botões de reacções, a pesquisa e o News Feed.

workplace_04

workplace_05

O Workplace é uma opção para todos os negócios, desde os mais pequenos às grandes empresas, e ajuda a conectar as equipas de todo o mundo, em qualquer departamento. É possível também duas empresas trabalharem em conjunto no Workplace, criando um grupo partilhado por ambas. Todos os utilizadores mantém um perfil profissional distinto do perfil pessoal, sendo assegurada a segurança e privacidade de ambos. Não há publicidade em nenhuma parte da plataforma.

workplace_06

O Facebook diz que, se pode conectar amigos e família, pode fazer o mesmo com colegas de trabalho. O Workpace ajuda as organizações a capacitar e inspirar as pessoas a participar e a comunicar, potenciando a cultura empresarial numa nova economia digital e móvel. O site permite conversas bi-direcionais e democratiza a cultura do colaborador, em qualquer parte do mundo. Permite a conexão entre pessoas, não organogramas, refere a empresa em comunicado.

workplace_07

A equipa administrativa da empresa tem acesso a um painel de estatísticas no Workplace, através do qual pode verificar a actividade dos funcionários nos grupos e na restante plataforma. Mais de mil organizações já usam Workplace, comparando com 450 organizações que utilizavam há seis meses e 100 organizações há um ano atrás. Índia, Noruega, Estados Unidos, Reino Unido e França foram os principais pioneiros desta nova rede social empresarial.

Podes pedir acesso ao Workplace aqui.

Gostaste do que leste? Quanto vale conteúdo como este?

Trabalhamos todos os dias para te trazer artigos, ensaios e opiniões, rigorosos, informativos e aprofundados; se gostas do que fazemos, apoia-nos com o teu contributo.