Daydream View: os aguardados óculos de realidade virtual da Google


Existem já alguns óculos de realidade virtual no mercado, incluindo uns de cartão criados pela Google. Todavia, isso não impediu a tecnológica de Mountain View de lançar os Daydream View, uma solução com compatibilidade garantida com o Pixel, bem como com equipamentos de outras fabricantes.

Os Daydream View são uns óculos de realidade virtual (VR) que entram na mesma categoria dos supra referidos Google Cardboard e dos Samsung Gear VR – ou seja, permitem obter a experiência imersiva da VR com o ecrã de um telemóvel. Ao contrário dos Cardboard, a realidade virtual nos Daydream View é completamente imersiva, dando a sensação ao utilizador de que entrou num novo espaço apesar de esse espaço estar a ser processado por um pequeno telemóvel, como o Pixel.

googledaydreamview_02

Para os Daydream View, a Google criou uma plataforma própria de conteúdos de VR chamada Daydream, que foi apresentada em Maio e integrada no recém-lançado Android Nougat, a versão mais recente do sistema operativo móvel da Google. O Daydream é uma alternativa à plataforma da Oculus, desenvolvida pelo Facebook e que serve os Gear VR. O Daydream significa que os programadores vão ter de desenvolver novas apps de VR se quiserem marcar presença no ecossistema da Google.

googledaydreamview_03

googledaydreamview_04

Para já, estão confirmados alguns jogos , bem como o Netflix no Daydream. A Google também adaptou algumas das suas aplicações – o Play Movies, o YouTube, o Photos e o Street View – para o novo mundo de realidade virtual. Por exemplo, quem tiver um Pixel e os Daydream View, poderá entrar dentro dos vídeos 360º do YouTube ou fazer uma visita virtual à Índia com a ajuda do Street View.

googledaydreamview_05

Os Daydream View vêm com um comando que pode ser guardado dentro dos óculos para não se perder e que permite ao utilizador interagir com os conteúdos, seja escolher uma app ou jogar um jogo. Por fora, os óculos estão revestidos com tecido de uma das seguintes cores: “Slate”, “Snow” e “Crimson”. Os Daydream View vão custar 79 dólares e chegarão ao mercado em Novembro.