Governo lança site para explicar o Orçamento do Estado para 2017


Portal do Orçamento de Estado 2017

Num contexto democrático como o português, o Governo deve procurar proximidade aos cidadãos e abrir canais de comunicação que promovam o diálogo entre os agentes e a discussão pública de ideias e projectos. Com o Orçamento do Estado para 2017 apresentado, muito já foi escrito sobre ele na imprensa, mas o que é dito nem sempre abrange a totalidade das medidas ou é explicado com objectividade.

A solução é o próprio Governo promover os seus canais de comunicação. Para o Orçamento de Estado de 2017 (#OE2017), o executivo de António Costa lançou um minisite, no qual explica as linhas gerais do documento que define as prioridades para o próximo ano, olhando para os gastos estruturais e para os investimentos estrategicamente necessários, e encontrando fontes de receita que permitam ao país crescer sustentável e manter-se atractivo/competitivo.

No site do #OE2017, são destacadas através de infografias as grandes prioridades – Famílias, Investimento, Estado Social e Conhecimento – e apresentadas as principais medidas por áreas, da Administração Interna à Cultura. Três vídeos do Primeiro-Ministro, do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas e do Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social ajudam a compreender o documento e as respectivas propostas.

O portal disponibiliza ainda o #OE2017 na integra, em formato PDF.