Lisboa é a nova… Lisboa. Nasceu a marca que define a cidade

Lisboa não é a nova Berlim, nem a nova Silicon Valley. Lisboa é a nova Lisboa. Agora, a cidade já tem uma marca própria para todos os fazedores.

Com o objectivo de definir Lisboa e o seu ecossistema empreendedor, a Câmara Municipal e a consultora de design estratégico With Company trabalharam nos últimos meses na criação de uma marca que espelhasse e representasse a criatividade e a proactividade da cidade.

Mas não o fizeram sozinhos. A equipa de trabalho, liderada pelo capitão Rui Quinta da With Company, contou com a colaboração de todos os intervenientes no ecossistema, através da iniciativa Define Lisboa. Na plataforma definelisboa.pt, foram recolhidos insights de fazedores, investidores, fazedores, incubadoras, universidades e espaços de coworks. Como o site era aberto a todos, qualquer um minimamente motivado pelo movimento empreendedor de Lisboa pôde contribuir.

madeoflisboa_02

madeoflisboa_03

madeoflisboa_04

madeoflisboa_05

A With Company pegou em todas as ideias que recolheu do público, acrescentou as suas e trabalhou sobre todas estas pistas, na tentativa de descobrir o melhor caminho – a marca para o ecossistema empreendedor de Lisboa. Foi um processo de várias semanas, reuniões e confronto de concepções e pontos de vista, mas valeu a pena. O resultado é bom e já anda por aí: Made of Lisboa.

Rui Quinta e a sua equipa aperceberam-se, através das entrevistas que fizeram a alguns actores do ecossistema e dos insights que recolheram no definelisboa.pt, de uma influência da cidade nos projectos e negócios que nela são criados – desde os dias quase infinitos de sol Sol ao próprio rio Tejo, sem esquecer toda a restante dinâmica e estrutura da própria cidade.

Ou seja, mais que feitas em Lisboa (made in Lisboa), as startups são feitas da capital (made of Lisboa). Um conceito simples que resulta muitíssimo bem.

madeoflisboa_06

madeoflisboa_07

madeoflisboa_08

madeoflisboa_09

Além de uma marca, que unirá todos os fazedores e fortalecerá o ecossistema, o Made of Lisboa será também um directório online de tudo o que se pode encontrar em Lisboa. O portal, que se encontra disponível em madeoflisboa.com, pretende reunir todos os empreendedores,  startups, incubadoras e aceleradores, bem como espaços de coworking e centros criativos da cidade.

madeoflisboa_10

O directório Made of Lisboa será lançado esta sexta-feira, dia 7 de Novembro. Para já, fica com o vídeo que apresenta a marca e resume o processo criativo que decorreu até ela.