Graças à Microsoft, o 3D vai deixar de ser uma coisa de geeks

Com o novo Windows 10 e o novo Paint 3D, qualquer pessoa pode criar a três dimensões.

Novo Paint 3d

Várias ferramentas, outrora ao alcance dos mais geeks, conquistaram recentemente as massas. Das aplicações que nos tornam autênticos mestres da edição de fotografia e vídeo ao Facebook Live, que padronizou o livestreaming, a tecnologia tornou-se mais fácil e acessível.

Por um lado, assistiu-se a uma simplificação das interfaces, com ícones e elementos cuja função qualquer um rapidamente entende. Por outro, a própria tecnologia tornou-se algo do nosso quotidiano. Nasceram os primeiros nativos digitais e, em simultâneo, as grandes tecnológicas começaram a investir na democratização das ferramentas anteriormente consideradas avançadas, também como forma de acrescentar valor aos seus produtos e serviços.

A terceira dimensão pode ser a próxima tecnologia a chegar a todos. No que depender da Microsoft é precisamente isso que vai acontecer. Com a próxima actualização do Windows 10, intitulada Creators Update, e com a nova versão do Paint, a Microsoft promete começar uma revolução.

A empresa que nos deu o Office, uma das melhores e mais populares suites de produtividade, parece agora querer repetir a receita com o 3D e tem todos os ingredientes para tal. Com praticamente toda a indústria voltada para a realidade virtual e para os conteúdos 360º, a Microsoft está, entre os grandes, sozinha no campo da realidade aumentada. Os HoloLens foram o primeiro grande passo – uns óculos, ainda em fase de desenvolvimento, que permitem interagir com objectos a três dimensões que aparecem mesmo à frente dos nossos olhos.

Diversos programadores e empresas já estão a criar conteúdos para os HoloLens, antevendo a chegada dos óculos ao mercado de grande consumo. Mas é preciso democratizar esta produção, criar formas para qualquer pessoa conseguir criar em 3D e ver esses trabalhos nos HoloLens, no seu computador ou telemóvel ou mesmo no seu perfil de Facebook.

PaintUI_MarketingScreens

O Creators Update, uma actualização gratuita que chegará no início de 2017 para todos os utilizadores do Windows 10, incluirá uma nova versão do Paint, uma das aplicações mais icónicas do sistema operativo da Microsoft. O Paint passará a ser a casa da criatividade no Windows 10, sendo útil não só para editar fotografias, como também para desenhar e criar 3D.

O novo Paint, intitulado Paint 3D, apresenta uma interface simplificada mas ao mesmo tempo com mais ferramentas. Os utilizadores vão poder fotografar objectos a três dimensões e trazê-los para o Paint, sem perder o efeito 3D. Na aplicação, poderão alterá-los, pintá-los, colocar elementos à frente ou atrás, adicionar texto e muito mais, sem saber mexer em ferramentas complexas.

w10paint3d_gif01

O Paint 3D terá uma comunidade online integrada, chamada Remix3D, na qual poderemos partilhar os nossos trabalhos e encontrar as criações dos outros. A Microsoft pretende que o Remix3D potencie a colaboração, pelo que podemos ir lá buscar objectos como árvores ou nuvens para os nossos projectos. Será possível também carregar para o Remix3D as criações tridimensionais que fazemos no jogo Minecraft.

Todos os conteúdos 3D que criamos no Paint 3D poderão ser partilhados nativamente no Facebook como vídeos 360º e vistos nos HoloLens. Como os óculos da Microsoft ainda deverão demorar a chegar ao mercado, a empresa anunciou que alguns parceiros, nomeadamente a Asus, a Acer, a Lenovo, a HP e a Dell, estão a produzir óculos de realidade virtual que custarão cerca 300 dólares e que vão ser compatíveis com o Windows 10.

w10paint3d_03

Não se vai conseguir um resultado extraordinariamente profissional usando o Paint 3D. Não é esse o objectivo da aplicação, que foi pensada para permitir um primeiro contacto entre nós e a criação tridimensional. Para resultados mais aprimorados, a Microsoft recomenda o Sketchfab. Também o Microsoft PowerPoint vai receber uma actualização que adicionará suporte para conteúdos 3D, permitindo a criação de apresentações mais dinâmicas.

w10paint3d_04

O Creators Update do Windows 10 terá outras novidades, como a possibilidade de destacar alguns contactos na Task Bar do Windows, permitindo rapidamente falar via Skype com essas pessoas ou enviar-lhes e-mails. Esta actualização do Windows 10 chega no início do próximo ano e será gratuita.