O Facebook finalmente lançou uma app só de eventos


Os eventos existem no Facebook desde que nos lembramos e ganharam uma certa conotação de intrusivos ou inúteis. Não só as pessoas se juntavam aos eventos sem depois aparecerem efectivamente neles, como nos habituámos a receber convites por tudo e por nada. Mas os Facebook Events foram melhorados significativamente nos últimos meses.

Os botões de Vou, Talvez vá e Não vou deram lugar a melhores opções. que não criam um “compromisso virtual” com determinado evento: agora podemos simplesmente dizer que estamos interessados e, se formos efectivamente, podemos clicar no Vou para os nossos amigos ficarem a saber. Na página principal de cada evento, temos agora todos os detalhes do evento, como uma breve descrição, detalhes do promotor ou as direcções para o local.

O Facebook permite-nos também subscrever os eventos de páginas de bandas, promotores, bares ou marcas, de forma a sermos notificados sempre que há um novo concerto ou festa. Na secção de eventos do nosso Facebook, encontramos os eventos a que vamos ou que captaram o nosso interessse, bem como sugestões com base nos nossos amigos, no histórico de eventos e na localização.

Usar os Facebook Events já não é a chatice de antes e até já existem novas formas de convidar amigos para um evento. A opção de enviar convite a vários contactos continua disponível, mas também podemos convidar através do Messenger ou do News Feed.

fbeventsapp_02

 

Os Facebook Events ganharam no final da semana passada uma nova vida no telemóvel com o lançamento de uma app dedicada para este produto. Depois dos grupos, foi a vez de os eventos saírem da aplicação principal do Facebook em prol de uma melhor experiência.

A nova app de Events diz-nos, logo na primeira página, quais os eventos do dia que marcamos como interessantes ou para ir, e mostra-nos um feed dos eventos criados pelas páginas e pessoas que seguimos, bem como aqueles que os nossos amigos decidiram guardar na sua agenda. Noutro separador da aplicação, podemos explorar o que acontece amanhã ou nesta semana à nossa volta ou nas categorias que nos interessam, como música, cinema ou desporto.

fbeventsapp_03

O terceiro separador é um calendário de todos os nossos eventos de Facebook, bem como de todos os eventos que tenhamos em outros calendários, como o Google Calendar ou o iCloud Calendar. Sim, podes importar os teus calendários e usar o Events para consultar o que tens para fazer.

fbeventsapp_04

A aplicação Facebook Events está disponível na App Store dos EUA (podes descarregá-la em Portugal se criares uma Apple ID norte-americana, gratuita) e chegará no futuro a mais países e ao Android.