O Guilherme dos Salto lançou um EP a solo


Se pesquisarmos por “GPU Panic” no Google, tudo o que vamos encontrar são pessoas desesperadas os processadores gráficos dos seus MacBooks. Mas se fizermos essa pesquisa no Facebook ou Spotify, é provável que nos cruzemos com o novo projecto do Guilherme Tomé Ribeiro, um dos membros dos Salto.

Depois de um Passeio das Virtudes, logo no início deste 2016, o Guilherme decidiu desprender-se dos amigos Luís Montenegro, Tito Romão e Filipe Louro (que formam os Salto) e experimentar a solo. GPU Panic é o início de uma nova caminhada, que ainda não sabemos se vai ser duradoura ou não. E é também o título de um primeiro EP, que pode ser comprado no Facebook ou escutado gratuitamente, através do SoundCloudSpotify ou Brandcamp.

Enquanto GPU Panic, Guilherme Tomé Ribeiro “explora texturas electrónicas num ambiente nostálgico e ao mesmo tempo misterioso, onde por vezes a voz, ao fundo, conduz a música e funde-se nos sintetizadores, basslines e beats que nos guiam”, segundo uma nota de imprensa.

gpupanic_02

O EP traz apenas três músicas: “Tanger“, “Bangkok” e “Cayucos“. A primeira faixa foi estreada na edição deste ano da Red Bull Music Academy que decorreu em Montreal – uma noite que contou com a presença de nomes como Suzane Cianni, Veronica Vasicka e Kaitlyn Aurelia Smith.

O convite está feito. Podes conhecer o GPU Panic nos links que estão ao longo deste texto e, se curtires este registo mais electrónico de um dos fundadores dos Salto, esperar pelo anúncio dos primeiros concertos em Portugal.