O novo Chromecast chega mesmo a tempo das listas de Natal


A Google revelou uma catrefada de hardware no dia 4 de Outubro e não deixou o Chromecast de fora. Aquele que é um dos seus maiores sucessos de vendas (superando mesmo a Apple TV) conheceu na terça-feira uma nova versão: o Chromecast Ultra.

Tu conheces o Chromecast, certo? É um pequeníssimo equipamento que ligas via HDMI à tua televisão e que te permite desfrutar no grande ecrã de conteúdos multimédia que tenhas no telemóvel, tablet ou computador. Não interessa o sistema operativo. Com o Chromecast podes navegar no Netflix no iPhone e ver aquela série ou filme na televisão. De acordo com a Google, entre todas as versões do Chromecast já foram comercializadas 30 milhões de unidades.

O Chromecast Ultra é a nova geração do Chromecast e a primeira com suporte para vídeo 4K (Ultra HD). Quer isso dizer que, se também tiveres um ecrã 4K, vais poder assistir a conteúdos em altíssima definição. No Netflix séries como Narcos ou House of Cards estão disponíveis em 4K. No YouTube há um montão de vídeos nessa resolução (que é quatro vezes superior à HD) e o Google Play Movies, serviço da “casa”, também vai entrar no mundo Ultra HD.

chromecastultra_02

O sucessor do Chromecast apresentado no ano passado também suporta HDR e Dolby Vision, pelo que deverás notar um melhor contraste e luz nos vídeos. O Chromecast Ultra é ainda melhor na ligação à internet: não só sustenta uma largura de banda quase duas vezes superior ao modelo anunciado em 2015, como, para prevenir eventuais quebras na rede sem fios, tem uma entrada Ethernet.

O Chromecast Ultra estará disponível em Novembro por 69 dólares – quase o dobro do que custa o actual Chromecast, que poderá ser encontrado à venda.