Primeiros telemóveis 5G podem chegar em 2018


O futuro é 5G. A tecnologia que promete velocidades de download e upload mais rápidas que o 4G pode chegar ao mercado de consumo em 2018, ano em que a Qualcomm espera lançar o primeiro chip que suporta esta próxima geração de telecomunicações móveis.

O chip, já baptizado de Snapdragon X50, dará aos telemóveis o poder veloz do 5G. Sendo o 5G uma evolução do 4G, podes esperar uma internet mais rápida, com menor latência, num telemóvel da nova geração. O Snapdragon X50 é o primeiro modem 5G a ser apresentado e vai permitir velocidades de download de 5 Gbps – é um avanço notável, tendo em conta que foi há pouco tempo que entrámos no espaço dos Gbps com o 4G LTE, sendo as velocidades de download de 450 Mbps, 300 Mbps e 150 Mbps as mais comuns com esta tecnologia, como explica o Engadget.

O Snapdragon X50 deverá chegar ao mercado na primeira metade de 2018, de acordo com o anúncio da Qualcomm numa conferência em Hong Kong. O Engadget refere que o timing faz sentido dado que a norma 5G deverá estar finalizada também nesse ano. Tal como a própria tecnologia 5G, o Snapdragon X50 é ainda um “trabalho em andamento”, podendo o teu futuro telemóvel nunca chegar a ter este chip mas antes uma versão actualizada do mesmo.