Vêm aí novos Macs


O design quer do iMac quer do MacBook não muda há algum tempo, tanto que o alumínio cinzento a contrastar com o preto já se tornaram imagem de marca dos computadores da maçã. Não se sabe ao certo se os novos Macs, que deverão ser revelados numa keynote no dia 27 deste mês, vão ser diferentes por fora, mas a expectativa é que o upgrade que aí vem seja substancial.

A Apple tem lançado novos computadores todos os anos, mas as novas gerações trouxeram unicamente melhores processadores e ecrãs, tornando-se meras actualizações das anteriores. E, por fora, pouco ou nada mudou. Contudo, a empresa parece ter grandes planos neste final de 2016.

Segundo o Recode, a tecnológica irá promover uma keynote no dia 27 de Outubro para apresentar novos portáteis e computadores de secretária. Rumores apontam para novos MacBooks de 13 e de 15 polegadas, super-finos, que deverão substituir a actual geração Air e juntar-se ao já lançado modelo de 12 polegadas. Outras informações indicam que os MacBook Air vão manter-se como os portáteis mais acessíveis da Apple, seguidos dos MacBooks no meio e dos MacBook Pro na linha de topo.

A linha Pro, por seu lado, poderá ganhar um pequeno ecrã LED na parte superior do teclado, em vez das teclas de função. Esse ecrã, que deverá ser táctil, mostrará informação útil como a música que estamos a ouvir no iTunes. Rumores sugerem também que os MacBook Pros sejam mais finos e ganhem USB-C, bem como um botão Touch ID, tecnologia já existente no iPhone.

Resta esperar pela confirmação oficial da Apple. Entretanto, também se soube que a empresa pode lançar novos portáteis em 2018 com teclado dinâmico, isto é, através da tecnologia e-ink, as teclas mudam consoante a aplicação que esteja a ser usada – de um teclado QWERTY poderemos passar para um teclado de emojis ou para um teclado com caracteres chineses.