Warner Bros, HBO e CNN são compradas pela operadora AT&T


85,4 mil milhões de dólares em dinheiro e acções é quanto vai custar à operadora norte-americana AT&T a compra da Time Warner, grupo de media que reúne empresas como a Warner Bros, a CNN e a HBO.

Além das empresas acima citadas, com a compra a AT&T também leva o Cartoon Network, o TNT, a TBS, o The CW, a DC Entertainment e todas as propriedades intelectuais de cada empresa, como o Batman e o Homem de Aço. Com este negócio, a segunda maior operadora de comunicações dos Estados Unidos ganha um imenso império de media e entretenimento.

A compra, que deverá ficar concluída ainda antes do final de 2017, acontece na altura em que a AT&T se prepara para lançar um serviço de conteúdos via internet (OTT) chamado DirecTV Now. Com a Timer Warner do seu lado, a AT&T vai ter uma vasta programação própria para preencher esta plataforma.

Numa altura em que a tecnologia e os pacotes de televisão e internet estão estabilizados, a guerra entre as operadoras é cada vez mais movida pelos conteúdos. A Verizon investiu 4,4 mil milhões na compra da AOL, um dos maiores portais online de conteúdos, mas também dona de grandes media como o The Huffington Post, o Engadget e o TechCrunch. A operadora anunciou ainda intenção de adquirir o gigante Yahoo. Já a Comcast, outra operadora, é dona da NBC e da Universal Pictures.