Criar um site de forma fácil e gratuita? Experimenta o Google Sites

O Google Sites é uma boa solução para quem precisa de criar um site de forma fácil e rápida e não quer gastar um tostão.

Nos tempos áureos em que a Google lançava serviços para quase tudo e mais alguma coisa, nasceu o Google Sites – uma plataforma gratuita que permite criar sites sem perceber uma linha de código e publicá-los sem gastar um tostão.

O Google Sites surgiu em 2008. Entretanto, a internet mudou, o webdesign também. Mas o Google Sites manteve-se estanque à passagem do tempo.

A Google decidiu dar uma nova vida ao Sites. O novo Google Sites faz parte da suite de produtividade Google Drive, que inclui também o Docs, o Sheets, o Slides, o Forms, o Drawings e o My Maps – este último serve para desenhar trajectos em mapas.

Criar um site no Google Sites nunca foi tão simples. Tens 6 templates à escolha que podes personalizar com o que quiseres, desde caixas de texto e imagens, a conteúdos das outras plataformas da Google, incluindo o YouTube, Calendar e Maps.

novogooglesites_02

O novo Sites funciona como esperas que uma aplicação de produtividade funcione em 2016: podes arrastar os elementos para onde queres, clicar neles para editá-los, etc. Quando tiveres o teu site pronto, é só clicar para publicá-lo num endereço do tipo sites.google.com/view/qualquercoisa. Antes de o fazer, podes adicionar colaboradores para criares o site em conjunto com ele, como fazes num Google Docs.

O novo Google Sites é uma boa solução para quem precisa de criar um site de forma fácil e rápida e não quer gastar um tostão. Podes experimentar aqui: sites.google.com/new. O antigo Google Sites continua disponível para quem não quiser já fazer a transição:

novogooglesites_03