David Marcus foi um dos oradores em destaque nesta primeira edição do Web Summit em Lisboa que decorre até quinta feira. O “dono” do Messenger, a aplicação de mensagens do Facebook, participou numa conversa sobre bots com Loic Le Meur, blogger francês e fundador da plataforma de eventos Leade.rs e apresentou algumas novidades.
Uma das novidades do Messenger chama-se Rooms. Esta funcionalidade já tinha sido vista anteriormente e, de acordo com David Marcus, será lançada em versão beta nos próximos dias. O Rooms vai permitir aos utilizadores do Messenger criar salas de chat (rooms) temáticas a que qualquer pessoa pode aceder para participar na conversa. Cada room tem um URL próprio (m.me/…) para que possa ser facilmente partilhado.
As outras novidades anunciadas dizem respeito à Messenger Platform, um conjunto de ferramentas e APIs que permitem aos programadores desenvolver chatbots na aplicação de mensagens do Facebook. A versão 1.3 da Messenger Platform representa mais um amadurecimento desta plataforma que já conta com mais de 30 mil bots criados.
As marcas vão, por exemplo, poder criar anúncios no News Feed que redireccionam os utilizadores para uma conversa privada no Messenger. David Marcus salientou a oportunidade que este casamento entre o News Feed e o Messenger pode representar para marcas e negócios, ao permitir construir relações one-to-one com fãs/clientes, cada vez mais importantes nas estratégias de marketing.
Em termos mais técnicos, os programadores vão ainda poder adicionar parâmetros de referência aos URLs m.me/username de forma a acompanhar a partir de que canais estão as pessoas a chegar para interagir com o seu bot – uma newsletter, uma secção específica do site, uma determinada página da app… Com esses parâmetros, o URL poderá ficar algo como m.me/username?ref=parameter.
Estes parâmetros de referência possibilitam diferentes experiências no Messenger para utilizadores que entrem em contacto com o bot em diferentes contextos. Por exemplo, um utilizador que clique no m.me de uma parte específica do site pode receber uma mensagem que referencie esse secção.
A Messenger Platform 1.3 inclui novos templates para exibir os conteúdos, que permitem adicionar um botão call-to-action ou uma imagem aos itens numa lista.
Entre outras alterações, a versão 1.3 da plataforma do Messenger melhora a pesquisa de bots por parte dos utilizadores comuns, ao introduzir alguns factores que destacarão os melhores serviços e experiências criados para o serviço. David Marcus salientou, durante o Web Summit, que nem todos os mais de 30 mil bots criados no Messenger são bons, mas defendeu que a tecnologia está no seu início e que, à medida que o tempo correr, vão nascer mais e melhores sistemas de conversação por inteligência artificial.
Podes ler mais sobre a Messenger Platform 1.3 aqui.