Governo vai investir 200 milhões de euros em start-ups de base científica e tecnológica


Este artigo é gratuito como todos os artigos no Shifter.
Se consideras apoiar o nosso trabalho, contribui aqui.

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta segunda-feira um investimento de 200 milhões de euros do Estado num programa de co-investimento para empresas inovadoras que precisam de capital de risco, num evento no âmbito do Web Summit, que está a decorrer pela primeira vez em Lisboa.

“O Estado põe 200 milhões de euros mas quem decide a sua aplicação são os investidores internacionais ou nacionais que escolhem as melhores empresas, os melhores projectos, a quem é necessário assegurar ‘venture capital’ [capital de risco] para poderem arrancar e desenvolver a sua actividade”, anunciou António Costa.

O chefe do executivo defendeu que este instrumento foi criado porque “muitas empresas em Portugal, sobretudo nos sectores mais inovadores e mais disruptivos, da robótica à biotecnologia, têm encontrado dificuldades em encontrar financiadores que estejam capacitados e aptos a perceber os novos desafios e as novas oportunidades dos novos negócios”.

“Muitas dessas empresas têm felizmente encontrado financiamento lá fora. Então, percebemos que a melhor forma de apoiar o financiamento era através do co-investimento e lançámos este programa”, sustentou. “Esse é o novo instrumento que criámos, porque julgamos que se pusermos o dinheiro acessível às pessoas certas para realizar os projectos certos, nós teremos condições para fazer os melhores investimentos.”

Aos jornalistas, o secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, explicou que o programa prevê 50% de financiamento público e 50% privado, perfazendo, assim, 400 milhões de euros para investimento em empresas de base científica e tecnológica. O programa recorre a fundos comunitários e comparticipação nacional, “instrumentos financeiros que estão previstos no programa 2020”, disse.

Texto de: Shifter/Lusa

Investimos diariamente em artigos como este.
Precisamos do teu investimento para poder continuar.