Leonard Cohen morre aos 82 anos


Leonard Cohen, um dos grandes cantautores do nosso tempo, faleceu esta quinta-feira aos 82 anos. “Perdemos um dos visionários mais prolíficos e respeitados do mundo da música”, lê-se num comunicado publicado na página de Facebook do músico e também autor de várias obras literárias.

Segundo a mesma nota, Cohen terá um funeral privado a pedido da sua família, que deverá acontecer num momento próximo em Los Angeles, nos EUA, onde vivia.

Aquando do lançamento do seu último álbum, You Want It Darker, em Outubro deste ano, Cohen disse estar preparado para morrer. “Estou pronto, meu senhor”, comentou o músico nascido em Montreal, no Canadá, a 21 de Setembro de 1934.

 

Também conhecido enquanto poeta, Cohen enveredou pela música – arte em que se tornou num ícone, depois do pouco sucesso (essencialmente financeiro) que atingiu com os seus primeiros livros. O seu primeiro álbum, Songs of Leonard Cohen, foi lançado em 1967. Seguiu-se uma quinzena de discos, incluindo Various Positions (1984), onde encontramos este “Hallelujah”:

(Notícia em actualização)