‘Madaya Mom’: a nova heroína da Marvel é uma mãe síria


Do Homem-Aranha ao mostroso Hulk, a Marvel é dona de uma variedade de personagens e heróis. Com a ajuda do canal norte-americano ABC, o estúdio de banda desenhada deu agora vida à Madaya Mom, uma mãe síria que vive em Madaya, cidade que está em guerra.

A história de Madaya Mom é contada em banda desenhada e é baseada numa série de publicações de uma mãe verdadeira de Madaya, publicada em Janeiro pela ABC. A BD é narrada pelos jornalistas da ABC e inclui as conversas que essa mãe – por razões de segurança, manteve o anonimato – trocou com eles sobre a sua luta inimaginável pela sobrevivência. “Hoje a nossa refeição foi arroz e sopa de feijão… os nossos corpos já não estão habituados a comer”, diz a Madaya Mom no primeiro excerto.

Jornalisticamente, esta banda desenhada é um excelente formato para contar uma história que, de outra forma, poderia passar despercebida aos olhos do público. Ajuda também a dar mediatismo a outras cidades sírias, como Madaya, que muitas vezes ficaram de fora da atenção dos grandes jornais. É ainda um material didático, tendo a ABC desenvolvido um guia de discussão para professores utilizarem nas suas aulas (download aqui do PDF).

A banda desenhada da Madaya Mom, criada pelo croata Dalibor Talajic, está disponível gratuitamente aqui. Publicamo-la também na íntegra de seguida.

madayamom_01

madayamom_02

madayamom_03

madayamom_04

madayamom_05

madayamom_06

madayamom_07

madayamom_08

madayamom_09

madayamom_10

madayamom_11

madayamom_12

madayamom_13

madayamom_14

madayamom_15

madayamom_16

madayamom_17

madayamom_18

madayamom_19

madayamom_20

madayamom_21

madayamom_22

madayamom_23

madayamom_24

madayamom_25

madayamom_26

madayamom_27

madayamom_28

madayamom_29

madayamom_30

madayamom_31

madayamom_32

madayamom_33

madayamom_34

madayamom_35

madayamom_36

madayamom_37