UberPOOL: serviço de partilha de viagens da Uber chega a Lisboa


Este artigo é gratuito como todos os artigos no Shifter.
Se consideras apoiar o nosso trabalho, contribui aqui.

No dia 4 de Novembro, mesmo a tempo do Web Summit, a Uber vai lançar em Lisboa o seu serviço de partilha de viagem (ou carpool). Com o UberPOOL, dois ou mais utilizadores podem apanhar um mesmo carro Uber, em pontos distintos da cidade, se forem para o mesmo sítio ou na mesma direcção.

A ideia é que pessoas que se desloquem na mesma direcção e ao mesmo tempo possam partilhar a mesma viagem, dividindo os custos e poupando um carro na estrada. O UberPOOL estará disponível entre 4 e 13 de Novembro em Lisboa – um teste piloto que ditará o futuro do serviço na capital.

A chegada do UberPOOL a Lisboa coincide com o Web Summit, uma das maiores feiras de tecnologia e startups do mundo, que se estreia dias 7, 8, 9 e 10 de Novembro, na capital portuguesa.

Os motoristas Uber que farão o serviço UberPOOL são os que já estão associados à modalidade UberX, ou seja, não podes simplesmente pegar na tua viatura privada e realizar viagens partilhadas através da Uber. Uma viagem UberPOOL vai custar ao utilizador 25% menos que uma viagem equivalente em UberX, mesmo que esse utilizador a faça sozinho.

uberpoollisboa_02

Fazer um pedido de viagem UberPOOL é como pedir qualquer outro tipo de viagem com a Uber. No entanto, existem algumas diferenças:

  • é obrigatório indicar o destino da viagem, para ser possível encontrar outros utilizadores que pretendam viajar na mesma direcção e que possam dividir a viagem contigo;
  • ao fazer o pedido, sabes imediatamente quanto vais pagar, através de uma estimativa de duração e distância de viagem até ao destino pretendido. A tarifa mínima aplicável em viagens de curta distância é de 2 euros;
  • não podes alterar o local de partida ou de destino depois de teres confirmado o pedido de viagem, nem pedir para fazer desvios, paragens ou alterações ao percurso;
  • quando pedes uma viagem UberPOOL, é possível que um utilizador já esteja no carro que vai ter contigo. Saberás sempre, através da aplicação, se existem e quem são as outras pessoas na tua viagem partilhada.

uberpoollisboa_03

O UberPOOL já está disponível actualmente em 33 cidades. Segundo a empresa, entre Janeiro e Agosto de 2016, esta modalidade já poupou mais de 502 milhões de quilómetros automóveis, mais de 23 milhões de litros de combustível e 55 mil toneladas de dióxido de carbono a estas cidades.

À semelhança do UberX e do UberBLACK, serviços já disponíveis em Lisboa, o UberPOOL funcionará também em Almada, Amadora, Cascais, Loures, Odivelas, Oeiras e Sintra.

Sabe mais sobre o UberPOOL aqui.

Investimos diariamente em artigos como este.
Precisamos do teu investimento para poder continuar.