Facebook vai ter rádio e podcasts


 

Os conteúdos partilhados no Facebook são uma das razões que levam mil milhões de utilizadores a ligarem-se diariamente na rede social. Depois dos vídeos em directo, o News Feed vai ganhar programas de rádio e podcasts em directo.

Isto porque o Facebook está a lançar uma nova funcionalidade com alguns parceiros como a BBC: transmissão ao vivo de audio. Os directos só com som são idênticos aos de vídeo: a audiência pode reagir e comentar durante a difusão. Em Android, a transmissão poderá ser ouvida sem ter a aplicação do Facebook aberta; em iOS, por limitações do sistema operativo, tal não será possível.

Quando uma página inicia um directo de audio, pode usar a foto de capa como imagem da transmissão ou fazer o upload de uma foto diferente. Existe um limite máximo de 4 horas em directo, suficiente para estações de rádio transmitirem programas, criadores de podcasts encontrarem novas formas de distribuir os seus episódios, escritores lerem capítulos dos seus livros e músicos transmitirem concertos ou sessões de estúdio.

Fazer uma transmissão só com som pode dar jeito quando se está em zonas o acesso à internet é limitado – um sinal de audio é muito mais leve que um sinal de vídeo. Mas a funcionalidade é útil também quando, por um motivo editorial ou logístico, se pretende fazer algo sem câmaras.

O Facebook está a testar o Live Audio com alguns parceiros, como a BBC, LBC, Harper Collins, e autores como Adam Grant e Brit Bennett. As transmissões ao vivo de áudio devem estar disponíveis para todos no início de 2017.

Gostaste do que leste? Quanto vale conteúdo como este?

Trabalhamos todos os dias para te trazer artigos, ensaios e opiniões, rigorosos, informativos e aprofundados; se gostas do que fazemos, apoia-nos com o teu contributo.