‘Awaken, My Love!’: o novo álbum de Childish Gambino e a influência do p-funk


Childish Gambino

Awaken, My Love! é o mais recente álbum de Childish Gambino. Está apresentado o sucessor de Because The Internet, editado em 2013. “Me And Your Mama”, o single de introdução, e o seu sucessor, “Redbone”, deixaram as primeiras impressões de que provavelmente não estaríamos perante um disco de hip hop. Algo que veio a comprovar-se com o seu lançamento, no dia 2 de Dezembro.

Uma viagem pelo cosmos do funk

A experiência de ouvir este Awaken, My Love! é semelhante à de embarcar numa viagem pelo cosmos do funk dos anos 1970 e 1980. Durante esta trip vamos recordando a importância de nomes como George Clinton, Eddie Hazel ou Sly Tone. É o esplendor de uma época, na qual a música produzida, para além de uma batida libertadora e contagiante, continha uma sensualidade inconfundível e os valores de liberdade e amor bem estabelecidos.

Os rappers e produtores de Gangsta Rap, provenientes da costa oeste dos EUA, foram porventura alguns dos primeiros recriar a partir destas bases. Através do engenho de samplar e criar melodias provenientes deste estilo, mantiveram bem viva a alma do funk através da batida, que combinada com o seu rap, originou o g-funk. O álbum The Chronic de Dr. Dre, lançado em 1992, é um exemplo disso mesmo, sendo ainda hoje um dos discos mais importantes da costa oeste.

Depois disso também os Outkast, provenientes de Atlanta, procuraram beber da fonte do funk, aquando em 1994 lançaram o álbum Southernplayalisticadillacmuzik. Entre muitos outros artistas que durante as últimas três décadas tiveram a capacidade de reacender e manter viva a alma do funk, como os casos de De la Soul ou A Tribe Called Quest, entre muitos outros.

gambinoawakenmylove_02

Childish Gambino numa ode ao amor

Embora a influência funk seja nítida, nomeadamente do p-funk dos Parliament Funkadelic, Childish Gambino apresenta-nos um projecto que devido a sua complexidade sonora é difícil de catalogar. O que há que reter é sem dúvida a emoção genuína, o amor ao próximo e o poder da realidade transmitidos durante a sua audição. Composto por 11 faixas, apresenta uma optima junção de géneros como o hip hip, funk, r&b ou gospel, tornando-se numa mixórdia de sonoridades mas também de sensações, onde o amor ao próximo apresenta-se como o sentimento que melhor espelha a vibe deste disco.

Awaken, My Love! está disponível para compra no iTunes e audição gratuita no Spotify e YouTube.

Awaken, My Love!:

  1. “Me and Your Mama”
  2. “Have Some Love”
  3. “Boogieman”
  4. “Zombies”
  5. “Riot”
  6. “Redbone”
  7. “California”
  8. “Terrified”
  9. “Baby Boy”
  10. “The Night Me and Your Mama Met”
  11. “Stand Tall”