O “Last Christmas” de George Michael


Neste domingo, 25 de Dezembro, faleceu George Michael. O músico de “Last Christmas”, música que se tornou tão intemporal que quase se desapegou do seu autor, deixou-nos aos aos 53 anos, vítima de uma paragem cardíaca. George Michael “serenamente em casa” em Oxfordshire, Reino Unido.

“É com grande pesar que confirmamos que nosso filho, irmão e amigo amado, George, faleceu serenamente em sua casa durante o Natal”, confirmou a família em comunicado. “A família quer pedir respeito à sua privacidade neste momento difícil e emocional. Não haverá mais comentários nesse momento.”

Depois de uma experiência em 1981 com os Wham!, banda que formou com Andrew Ridgeley, George Michael brilhou na sua carreira a solo, que iniciou em 1984. Como parte dos Wham!, lançou três discos até 1986 e uma série de êxitos, como “Wake Me Up Before You Go-Go” ou “Last Christmas”, escritas e produzidas por Michael. Sozinho, a canção “Careless Whisper” foi o pontapé inicial na sua carreira, que se iria traduzir em mais de 100 milhões de discos vendidos.

Michael tinha os ingredientes necessários para brilhar na era dos videoclipes que acabava de surgir – era sexy, atraente e carismático. Tornou-se um ícone da música pop, com uma carreira marcada pela presença constante nos tops de venda, mas também pela sua turbulenta vida pessoal, com problemas com a justiça e com as drogas. Ao longo do seu percurso, manifestou posições políticas de esquerda e tornou-se uma voz em defesa da comunidade LGBT, depois de se assumir como gay no final dos anos 1990.

Georgios Kyriacos Panayiotou, nome de baptismo, nasceu em East Finchley, bairro no norte de Londres, filho de um restaurador cipriota com uma bailarina inglesa. O músico viu o seu parceiro partir em 1993 – o brasileiro Anselmo Feleppa faleceu por complicações por portar o vírus HIV. Mais recentemente, em 2011, Michael foi hospitalizado devido a uma pneumonia que contraiu, tendo-lhe sido feito uma traqueotomia para manter as vias aéreas abertas e possibilitar a respiração.

George Michael, o autor de “Last Christmas”, faleceu neste domingo de Natal. Estava a preparar um novo álbum com o produtor Naughty Boy, segundo anunciado no início deste mês. Em Março de 2017, planeava lançar um documentário sobre a sua vida, intitulado Freedom.