Facebook Stories: sim, é exactamente aquilo em que estás a pensar

Funcionalidade está a ser testada na Irlanda.

 
O Shifter precisa de dinheiro para sobreviver.
Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.

Quando o Instagram introduziu as Instagram Stories em 2016, sabia que não estava a inventar um formato mas antes a aproveitar uma ideia estreada pelo Snapchat. É que, se o Facebook, o Instagram e outras redes sociais nasceram na era do teclado, o Snapchat apresentou um novo paradigma – provou que a câmara é a forma de partilhar do futuro.

Numa entrevista ao Recode, o director de produto do Instagram, Kevin Weil, admitiu que o Instagram Stories foi “feito num formato que o Snapchat inventou. Isso porque eles estavam a resolver o mesmo problema. É um formato, e nós acreditamos que esse formato vai ser universal”.

Depois das Stories no Instagram e de uma nova câmara no Messenger, o Facebook está a pensar trazer a partilha de fotos e vídeos instantâneos para a app principal. O Facebook Stories é exactamente aquilo em que estás a pensar: uma cópia das Instagram.

O Facebook Stories está a ser testado na Irlanda, na aplicação da rede social para iOS e Android, mas a previsão é que a funcionalidade chegue a mais países nos próximos meses. As Facebook Stories aparecem com aspecto circular no topo do News Feed – cada história dura 24 horas.

Não se sabe se as Stories vão aparecer na versão desktop do Facebook. Certo é que em 5 meses, o Instagram Stories conquistaram 150 milhões de utilizadores diários, o mesmo número de utilizadores diários do Snapchat, segundo os últimos dados públicos da empresa.

Se não conseguirmos aumentar o número de patronos, a 2ª edição da revista será a última, e o Shifter como o conheces terminará no final de Dezembro. O teu apoio é fundamental!