Hygge: a fórmula dinamarquesa para ser mais feliz

É caso para dizer que o mundo está de olho nos dinamarqueses no que respeita à felicidade.

É uma espécie de carpe diem e uma palavra que reúne todos os pequenos prazeres. Está na moda e aparentemente fazêmo-lo todos os dias. Só no ano passado foram lançados seis livros sobre o assunto. É caso para dizer que o mundo está de olho nos dinamarqueses no que respeita à felicidade.

Quantas vezes já deste por ti com um chá quente, uma manta e um livro para ler? Quantas vezes já foste beber um copo de vinho depois de um dia de trabalho? Quantas vezes, num dia frio, já paraste num sítio onde bate o sol só para te aqueceres um bocadinho? Pois bem, tudo isto é hygge, de acordo com os dinamarqueses.  E ao que parece, praticamo-lo todos os dias, só não sabíamos como agrupar estes momentos diários de pequenos prazeres.

Hygge é aquilo que sentimos quando nos esquecemos do tempo, relaxamos, esquecemos os compromissos do dia seguinte e tiramos alguns minutos para nós. Não importa se está sol ou se está a chover, se estamos em casa ou não, não importa onde moramos ou com o que é que a nossa casa se parece. Nem sequer precisamos de gastar dinheiro para praticar o hygge.

 The Book of Hygge, The Danish Art of Living Well

É na Dinamarca que se encontram as pessoas mais felizes do planeta, e não admira que tenha sido aqui que o conceito nasceu. Não seria de esperar que as pessoas mais felizes do mundo vivessem num país em que as horas de sol são tão poucas, mas os bons salários e o excelente acesso à saúde e à educação ajudam nesse sentido. Apesar de a palavra não ter tradução noutras línguas, refere-se frequentemente ao conforto das pequenas coisas de que desfrutamos no dia-a-dia. Diríamos que significa estar consciente, atento aos detalhes e ter uma visão particular do mundo e das coisas.

Se não é um pub, pode ser um café acolhedor de que gostamos, a nossa cozinha, a nossa cama, um restaurante, uma parque ou a nossa rua preferida da cidade. Pode ser beber café de manhã, uma maratona de netflix, passar um domingo inteiro na preguiça. –

 The Book of Hygge, The Danish Art of Living Well

Decidimos desafiar-nos a estar mais atentos durante uma semana. O resultado em fotografias é este: