Mostra de cinema de expressão alemã arranca em Lisboa, Porto e Coimbra

'Grüße Aus Fukushima' é o primeiro de uma série de filmes realizados por mulheres que serão exibidos nas três cidades.

A 14ª edição da KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã regressa às cidades de Lisboa, Coimbra e Porto, trazendo na bagagem um vasto programa de produções cinematográficas da Alemanha, Áustria, Suíça e Luxemburgo, bem como de co-produções europeias e luso-alemãs.

A KINO 2017 abre com o filme Grüße Aus Fukushima (Fukushima Meu Amor). A mais recente obra da realizadora Doris Dörrie, com notória referência ao filme de 1959 de Alain Resnais Hiroshima Mon Amour, estará presente na sessão em Lisboa. Grüße Aus Fukushima é um filme actual, tendo lugar no centro do acidente na central nuclear japonesa, mas também intemporal e universal, abordando a necessidade de partir e dar continuidade à vida.

Este filme reúne em si muitas das tendências e dos focos da programação deste ano: o cruzar de fronteiras, que se concretiza tanto nas co-produções como nas histórias por elas abordadas, a introspecção e a reflexão sobre a vida interior das personagens e, sobretudo, o facto de ser o primeiro de uma série de filmes realizados por mulheres que serão exibidos nas três cidades que acolhem a mostra.

Além dos filmes de ficção e das curtas-metragens, a KINO 2017 conta também com cinco documentários na secção “KINOdoc”, e três filmes para o público mais jovem na secção “Mostra para Escolas”. Podes consultar o programa completo neste PDF.

O KINO estará de 19 a 24 de Janeiro no Cinema São Jorge, em Lisboa; de 26 a 29 de Janeiro no Cinema Passos Manuel, no Porto; e de 1 a 3 de Fevereiro no Teatro Académico de Gil Vicente, em Coimbra.